Prefeito Clécio recebe visita da secretária de Políticas de Igualdade Racial, Sandra Terena

Escrito por Amelline Borges Ligado . Publicado em Noticias

A visita ocorreu na tarde de quarta-feira, 11, na sala de reuniões da Prefeitura da Macapá. Na ocasião, a comitiva nacional fez o anúncio sobre dois editais que podem ser acessados pelo Município para o desenvolvimento e fortalecimento da promoção da igualdade racial.

De acordo com o gestor municipal, a aproximação é necessária e bem-vinda e importante no avanço das políticas e no fortalecimento da igualdade racial. “Macapá é conhecida como a capital Morena da Amazônia, por ser formada por 70% da população negra e essa aproximação é importante para o avanço nas políticas da igualdade racial”, frisou Clécio.

 

Além do anúncio dos editais, a comitiva nacional promove até quinta, 11, o curso de formação para gestores municipais, estaduais, conselhos e sociedade civil voltado ao combate ao racismo institucional. “A capacitação tem como objetivo fortalecer o combate ao racismo, a gente ainda enfrenta casos de racismo também institucional, por isso, é necessário ações mais afirmativas”, declarou a secretária Sandra Terena.

 

Habilitado

 

Presente no encontro, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maykom Magalhães, falou sobre a adesão do Instituto ao Sistema Nacional de Igualdade Racial (Sinapir). “Estar habilitado ao Sinapir é importante para que o Município alcance recursos públicos por meio dos programas, tornando mais viável o desenvolvimento das políticas públicas e quem ganha é o movimento negro”, explicou.

 

Estiveram presentes também no encontro o diretor-presidente da Fundação Palmares, Vanderlei Lourenço e o titular da Secretaria Extraordinária de Políticas para os Povos Afrodescendentes, Aluísio de Carvalho. 

 

Política Pública

 

Em 2018, a Câmara de Vereadores de Macapá aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei, de autoria do poder Executivo municipal, que destinou 20% das vagas à população afrodescendente em concursos na capital. O diretor Maykom Magalhães explicou que a Lei nacional deixa vaga a destinação do percentual e que a PL no âmbito municipal promove essa reparação. 

 

Amelline Borges

Assessora de comunicação/PMM

 

Foto: Nayana Magalhães

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers