UBS Congós: prefeitura lança obra de reforma da 28ª unidade básica

Escrito por Adryany Magalhães Ligado . Publicado em Noticias

O prefeito Clécio Luís e a vice-prefeita Telma Nery lançaram nesta quinta-feira, 19, os serviços de reforma da Unidade Básica de Saúde do Congós. Em quatro anos de gestão, já são 35 obras na área da saúde, com reforma ou construção de 27 UBS’s; as reformas das bases do Samu; academias ao ar livre; Farmácia Popular; Central de Imunização; Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) e Departamento de Assistência Farmacêutica (Dafa).

 

O recurso para a reforma da UBS do bairro Congós é proveniente de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, no valor de quase R$ 325 mil. Serão executados os serviços de substituição das partes elétrica e hidráulica, revestimento, climatização e outros. “Esse número de 28 unidades recuperadas e reformadas não é um número qualquer, é uma quantidade superior a qualquer reforma feita em UBS’s, seja em nível de estado ou municipal. Desde os anos 80, nenhum Governo Municipal reformou nessa cidade mais do que três ou quatro unidades”, destacou o senador Randolfe.

 

Participaram da solenidade os vereadores Vitor Hugo, Maraina Martins, Professor Rodrigo, Antonio Grilo, Dreiser Alencar e Bruna Guimarães. Em nome dos mesmos, o vereador Caetano Bentes enfatizou que conhece a realidade da UBS por morar no bairro. “Minha avó sempre vem a essa unidade básica. Ver que ela será reformada representa a melhoria no atendimento das pessoas que frequentam o local e precisam dos serviços”.

   

Os trabalhos serão feitos por bloco, possibilitando que os atendimentos continuem a ser oferecidos na própria UBS. Serão mantidos na unidade os atendimentos de clínico geral, ginecológico, pediátrico, odontológico, farmácia, marcação de consultas, triagem e nutrição. Os outros serviços serão deslocados para outras UBS’s. A secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli, lembrou que a obra, hoje, embora seja um transtorno aos usuários, mas amanhã trará qualidade de vida para a comunidade. “E é essa qualidade de vida que a Prefeitura de Macapá soma esforços para garantir à população”.

 

Durante a solenidade, a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Congós, Marcione Santana, agradeceu a iniciativa do Município e ressaltou que a reforma veio em boa hora para a comunidade. “Estávamos realmente precisando desse trabalho”.

 

“Não há preço que pague em ver um sorriso de uma mãe e de sua família por receberem um serviço de qualidade na saúde pública”. Essas foram as palavras iniciais do prefeito durante seu discurso, que ainda destacou que essa será a unidade mais bonita de Macapá, e que outras obras serão entregues, como o Canil Municipal, em fevereiro.

 

“Nosso desafio é fazer obras e depois nos responsabilizamos em cuidar delas para que não se deteriorem com o tempo. Esse número expressivo de 27 unidades reformadas é importante, mas o que nos importa mais ainda é o resultado dessas reformas. Assim conseguimos avançar, no que chamamos de humanização da saúde. Esse resultado estamos vendo com a reforma desses 35 equipamentos”, finalizou o prefeito.

 

Adryany Magalhães/Asscom PMM

  

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers