Prefeitura integra debate sobre suicídio

Escrito por Cássia Lima Ligado . Publicado em Noticias

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) participou nesta sexta-feira, 14, de uma importante audiência pública sobre suicídio e valorização da vida na Câmara Municipal de Macapá. O momento foi de construção para o combate às causas do suicídio.

Durante os debates, foram mostrados os números crescentes de casos no Amapá. Os dados apresentam uma média considerada alta de vítimas. “Não podemos deixar esse número maior. Precisamos combater essa situação na causa. Esse é o nosso objetivo, encaminharemos diretrizes e ações para ajudar esses jovens”, disse a vereadora Patriciana Guimarães, organizadora da sessão solene.

 

A audiência teve como tema Eu decido viver e reuniu psicólogos, representantes do Município, Estado e do Ministério Público, além de jornalistas, Organizações Não Governamentais, alunos e professores. A coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Jairene Lima, explanou aos convidados sobre as causas e fatores do tema. Ela ressaltou a importância do apoio familiar e das relações sociais para evitar o problema. Além disso, fez uma dinâmica para todos os presentes.

 

“Precisamos ter empatia pelo próximo, olhar nos olhos e perguntar se está tudo bem. Precisamos saber escutar os problemas do outro e ajudar mesmo que seja só ouvindo. Combateremos o suicídio aprendendo a ouvir e a amar o outro”, destacou a coordenadora Jairene.

 

Ajuda

 

Qualquer pessoa que esteja passando por um momento difícil ou mesmo em tratamento contra bullying, depressão ou baixa autoestima pode procurar ajuda pelo 188, do Centro de Valorização da Vida. A ligação é gratuita e o número está disponível 24 horas.

 

Cássia Lima

Assessora de comunicação/PMM

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers