Bolsa Família: técnicos do Município ajudam elaborar estratégias para construção de rede colaborativa

Ligado . Publicado em Noticias

A equipe técnica do Casa do Bolsa participou na sexta-feira, 7, da 1ª Reunião Técnica Intersetorial e Interfederativa, realizada pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc). Segundo o coordenador-geral de gestão descentralizada do Programa Bolsa Família, Márcio Fernandes, a reunião teve como objetivo pensar estratégias para a construção de uma rede colaborativa que gerência o programa nas três esferas governamentais.

“Nossa intenção é consolidar estratégias para que todos somem esforços conjuntos nas áreas da educação, saúde e assistência social, para que o programa chegue a quem necessita, de fato”, explicou Márcio. Para ter acesso ao Bolsa Família é necessário cumprir algumas regras chamadas de condicionalidades, tanto nas áreas da saúde quanto da educação. 

 

Entre essas regras, os pais devem estar com os filhos de 6 a 17 anos, regularmente matriculados e frequentando a escola, estar com a caderneta de vacinas em dias, gestantes fazer o pré-natal e acompanhamento nas unidades de saúde, entre outras que devem ser acompanhadas pelas equipes.

 

De acordo com a coordenadora do Bolsa Família em Macapá, Alexandra Silva, a capital teve avanços significativos na área da saúde, criando estratégias que atingem diretamente as famílias beneficiadas, e na educação por meio da informatização de gerenciamento do programa. “O nosso principal desafio é fazer com que as pessoas entendam que vacinar os filhos e mantê-los regularmente na escola, além de uma obrigação, são direitos garantidos”, ressaltou.

 

Outro grande avanço foram as efetivações dos concursados nas três áreas por meio de certame realizado em 2018 pela Prefeitura de Macapá. Para a secretária municipal de Assistência e do Trabalho, Mônica Dias, a chegada dos novos servidores está contribuindo significativamente no avanço das atividades, principalmente nos equipamentos como os Centros de Referência de Assistência Social.

 

Ao final do evento, ficou confirmada a agenda para a próxima reunião intersetorial. O encontro ocorrerá em agosto entre as coordenações municipal e estadual.

 

Amelline de Queiroz

Assessora de comunicação/Semast

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers