Com reforma de UBS, serviço de suplementação de micronutrientes em crianças também passa a ser ofertado no Ijoma

Ligado . Publicado em Noticias

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fez treinamento para profissionais da enfermagem e Equipes de Saúde da Família (ESF), que passarão a fazer a suplementação de ferro e vitamina A em crianças de seis meses a menores de cinco anos no Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma). O atendimento iniciará nesta sexta-feira, 10, e será feito pela equipe de enfermagem do Ijoma, com supervisão da ESF da UBS Rosa Moita, até o fim da reforma da unidade.

As suplementações têm como objetivo fortalecer a prevenção de doenças causadas pela carência de vitaminas, tais como cegueira noturna, alterações na pele, dificuldade de cicatrização e perda do paladar. “A opção em oferecer a suplementação no Instituto se deu, principalmente, pela reforma da UBS Rosa Moita, para que a população tenha mais de uma opção para levar as crianças e não fiquem desassistidas”, explica a coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro.

 

Algumas mudanças na alimentação contribuem para a absorção da vitamina A, por exemplo. Por isso, durante as suplementações, os pais também são orientados sobre escolhas saudáveis. “A vitamina A é encontrada quase que, exclusivamente, em leite e carnes, couve, cenoura e em frutas. É importante que os pais ou responsáveis adotem hábitos mais saudáveis, que são fundamentais para a prevenção da deficiência. Além de levar seus filhos a alguma UBS para a suplementação”, finaliza Monteiro.

 

Além do Ijoma, a suplementação de micronutrientes ocorre em todas as unidades de saúde do Município. Para que a criança receba o suplemento, os pais devem procurar orientações junto à equipe de nutrição das unidades munidos da caderneta da criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers