Servidores municipais são capacitados para coletar informações na base de dados do IBGE

Escrito por Sávio Almeida Ligado . Publicado em Noticias

Servidores da Prefeitura de Macapá participaram nesta quinta-feira, 9, do Curso de Extração de Informações na Base de Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE). Com a iniciativa, a gestão busca tornar os colaboradores aptos para fazerem a coleta e manuseio de informações relativas ao trabalho, assim dando mais rapidez e autonomia aos técnicos na extração de informações. A capacitação aconteceu no Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto do curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Cerca de 20 profissionais, de diferentes secretarias, participaram do curso. Para Geovan Ferreira, assessor técnico da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), a expectativa é dar autonomia e rapidez aos servidores na coleta de dados oficiais para a elaboração de justificativas de projetos da prefeitura. “Queremos sair daqui tendo a facilidade de captar todas as informações socioeconômicas do nosso Município e do Estado disponibilizadas no site do IBGE, que são necessárias para a elaboração de projetos, planos de trabalho e, inclusive, políticas públicas”, enfatizou.

 

De acordo com o técnico do IBGE, Joel Silva, por ser um site amplo e com uma diversidade de informações, o curso é para facilitar ao servidor a busca autônoma por informações oficiais com mais agilidade. “Como a prefeitura está nesse processo de planejamento de Macapá Rumo aos 300 anos, houve essa demanda para que pudéssemos mostrar essas ferramentas”. 

 

“Temos uma ferramenta principal chamada Sidra, que é o Sistema IBGE de Recuperação Automática, e nosso foco principal hoje é esse sistema, onde estão praticamente todas as pesquisas do Instituto. Com isso, a pessoas conseguem montar a tabela que precisa com esses dados. Por isso, mostraremos como utilizar e onde encontrar pesquisas de acordo com os temas”, exemplificou. 

 

Sávio Almeida

Assessor de comunicação/PMM

 

Foto: Max Renê

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers