Mulheres qualificadas profissionalmente pelo Município encerram curso de capacitação

Ligado . Publicado em Noticias

O prefeito Clécio Luís prestigiou na manhã desta terça-feira, 12, a solenidade de encerramento do Curso de Capacitação Profissional de Mulheres, promovido pela Prefeitura de Macapá. No auditório do Sebrae, o evento apresentou e certificou 298 mulheres qualificadas profissionalmente pelo Executivo municipal para atuarem no mercado de trabalho.

Clécio Luís expôs a idealização do curso para além da qualificação profissional de mulheres, mas também de combate à desigualdade de gênero. “Uma capacitação só para as mulheres é uma forma de combater a desigualdade, a discriminação, a violência doméstica, enfim, todas as mazelas de um país desigual onde os primeiros que sofrem são crianças e mulheres. Foi pensando na geração de trabalho, emprego, renda e conhecimento, gerando dignidade e autonomia, que foi feita essa capacitação. Vocês saem daqui com autonomia muito maior pelo conhecimento adquirido e pela motivação. Hoje, vocês saem motivadas a encarar não só o mercado, mas também outras escolhas e alternativas”, declarou o prefeito.

 

A Prefeitura de Macapá visou qualificar profissionalmente essas mulheres para atuarem nas áreas da Construção Civil (pintura e assentamento de azulejo), Secretariado Executivo, Informática e Beleza e Bem-Estar. Desta forma, a administração amplia o mercado de trabalho com a mão de obra feminina qualificada, além de incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico na capital. A capacitação foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). Foram ministradas aulas teóricas e práticas; e realizadas palestras e oficinas, totalizando a carga horária de 200 horas/aulas. 

 

O titular da Semdec, Isaías Carvalho, parabenizou as concluintes e destacou que este foi o curso realizado pela prefeitura com menor número de evasão, desistiram da capacitação 17 participantes. Ao todo, 315 mulheres iniciaram as atividades ofertadas. “Me sinto realizado em poder participar desse processo e agradeço ao prefeito por isso. Infelizmente, algumas ficaram pelo caminho por conta do machismo, por causa de homens que compreendem a independência da mulher. Sabemos que as que estão hoje é porque quiseram. Vocês mostraram que sabem o que querem, vocês chegaram ao final do curso”, destacou.

 

Segundo o IBGE, 37,3% das famílias brasileiras têm a mulher como responsável principal pela manutenção. A qualificação profissional tem relação diretamente proporcional ao aumento da renda. Ao beneficiar a mulher, o impacto dessa elevação de renda atinge toda a família por ela mantida. Com isso, a Prefeitura de Macapá mostra a importância de políticas voltadas a esse público. “Como é bom olhar para vocês e ver alegria. Quero parabenizar cada uma. Primeiro porque muitas aqui são donas de casas, têm filhos, tarefas, mas, mesmo assim, conseguiram concluir. Cada uma começou esse sonho e o concluiu. Realmente, o nosso passado não podemos mudar, mas daqui para frente você pode construir uma nova história, escrever uma nova história, isso depende de você”, ressaltou a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Jairene Lima.

 

A secretária de Assistência Social e do Trabalho, Mônica Dias, defendeu a ocupação de mulheres em todos os ambientes como garantia da mulher assumir novos espaços na sociedade, sobrelevando as do curso de Construção Civil ao assumirem um posto antes marcado exclusivamente pela mão de obra masculina. “Vejo com prazer e alegria a energia de vocês. Em especial as do curso de Construção Civil, porque o mercado é voltado principalmente para homens. E quando a gente vê mulheres assumindo novos espaços nas atividades que eram ditas para homens na nossa sociedade, é de emocionar”, ressaltou.

 

O curso de capacitação foi realizado por meio do Convênio nº 819904/2015-Sudam, de emenda parlamentar da ex-deputada federal Josi Rocha, no valor de R$ 753 mil. Foram capacitadas mulheres de baixa renda, beneficiadas por programas sociais do Governo Federal. As participantes receberam certificado de conclusão do curso de capacitação. “A gente precisava apenas de uma oportunidade e isso nos foi dado. Agradeço a todos os envolvidos, os palestrantes e professores, as pessoas que por trás de tudo isso fizerem alguma coisa importante para nossas vidas”, declarou Natalice Vilhena, concluinte do curso de Construção Civil.

 

Sávio Almeida

Assessor de comunicação/PMM

 

Foto: Max Renê

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers