Segunda iniciará mais uma etapa do LIRAa

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

Após o feriado prolongado e a volta para casa deve-se ficar atento aos recipientes que acumulam água e servem como criadouro do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciará nesta segunda-feira, 11, o segundo ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

O Município faz o alerta para a população para que faça uma inspeção nas dependências, observando copos, pneus, vasos, caixas d’águas ou qualquer outro objeto que possa acumular água e propiciar a reprodução do mosquito. Além da dengue, ele também é responsável pela transmissão de zica, chikungunya e febre amarela urbana. 

 

Como ainda estamos no período chuvoso, alguns dos sintomas podem ser confundidos com uma simples virose. Para o diretor da Vigilância Ambiental, Josean Silva, esse é um momento de atenção aos sinais e sintomas que possam aparecer para qualquer uma dessas doenças. “Os cuidados devem ser constantes. Febre, dores de cabeça e no corpo são sintomas comuns. Ao perceber qualquer indício, é importante que procure uma unidade de saúde e não se automedique”, ressalta.

 

O LIRAa é feito pelos agentes de endemias do Município e acontecerá em todos os bairros da capital até 22 deste mês, identificando onde há um número maior de focos de criadouros do mosquito. O levantamento é considerado um instrumento fundamental na orientação das ações de controle das endemias causadas pelo Aedes e que serão adotadas pela prefeitura, possibilitando assim o planejamento das atividades de prevenção. Com a conclusão do ciclo, novas campanhas de combate e controle do mosquito serão desenvolvidas durante o ano.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa 

 

Fotos: Arquivo Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers