Semsa prepara-se para ampliar vacinação contra o HPV e meningite C para público masculino

Ligado . Publicado em Noticias

Com o objetivo de capacitar e melhor orientar sobre a inclusão dos jovens de 12 e 13 anos do sexo masculino entre o público-alvo que passará a ser vacinado a partir do próximo ano contra o HPV e meningite C, um treinamento foi feito na terça-feira, 13, para coordenadores de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com orientações sobre as vacinas, público-alvo, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, esquema vacinal, entre outros assuntos.

 

A partir de 2017, adolescentes na faixa etária de 12 e 13 anos, de ambos os sexos, passarão a fazer parte do público-alvo para imunização contra a meningite C em todo o Brasil. A vacina, que já faz parte da rotina diária das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), até este ano era administrada apenas em crianças e teve seu público aumentado por parte do Ministério da Saúde.

 

E a novidade não está apenas relacionada à administração da meningite C. O público masculino de 12 e 13 anos de idade também será alvo da imunização contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A iniciativa que aumenta a faixa etária do público-alvo para a vacinação faz parte de uma decisão do Ministério da Saúde, que pretende aumentar o número de jovens imunes dessas doenças.

 

A intenção é que a campanha para a vacinação destes jovens inicie nos primeiros meses de 2017, com a vacinação na rede pública de ensino, além de serem disponibilizadas também nas UBS’s, onde o jovem, acompanhado por seus responsáveis, poderá tomar as vacinas.

 

Papiloma Vírus Humano (HPV)

 

É o principal responsável pelos casos de câncer do colo do útero e verrugas genitais, e a terceira causa de morte de mulheres em todo o Brasil. Na capital, as UBS’s disponibilizam para a população as duas doses da vacina quadrivalente contra o HPV. Ela é destinada a meninas entre 9 e 13 anos, e partir de 2017 passará a ser administrada também em meninos de 12 e 13 anos. Protege contra quatro subtipos do vírus HPV, classificados como subtipos 6, 11, 16 e 18, sendo os subtipos 16 e 18 responsáveis pela maioria dos casos de câncer do colo do útero e os subtipos 6 e 11 por cerca de 90% das verrugas genitais.

 

O Ministério da Saúde também incluiu no grupo-alvo da vacinação as mulheres de 9 a 26 anos que têm HIV, pois são mais suscetíveis a complicações decorrentes do HPV.

 

Meningite C

 

É um tipo de meningite bacteriana, caracterizada pela inflamação das meninges e pode deixar sequelas ou levar à morte, se o tratamento não for iniciado prontamente. A doença pode atingir indivíduos de todas as idades e tem como sintomas febre alta; rigidez na nuca, que gera dificuldade de encostar o queixo no peito; dor de cabeça; manchas de pele grandes ou pequenas; confusão mental; dor de garganta; vômitos; náuseas; sonolência; dificuldade para acordar; irritação; cansaço e falta de apetite.

 

Karla Marques/Asscom Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers