Janeiro Branco: UBS desenvolve atividade de cuidados com saúde mental

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

Como parte das programações da Campanha Janeiro Branco de cuidados com a saúde mental, a prefeitura da capital realizou nesta quarta-feira, 30, na UBS Congós, uma programação com objetivo de promover orientações quanto aos serviços oferecidos acerca da saúde mental no município. A atividade, que foi desenvolvida pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contou com a prática de atividades físicas e práticas integrativas como a auricoloterapia, uma técnica da medicina chinesa que consiste na estimulação de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores ou tratar problemas físicos e psíquicos.

Além de debilitar a saúde mental dos pacientes, transtornos mentais como a depressão também costumam relatar outras queixas médicas, como sofrimento com insônia, ansiedade e dores, e costumam frequentar mais os hospitais e prontos socorros. “A campanha é para sensibilizar as pessoas a se preocuparem com a saúde mental e emocional, buscando sempre um bem-estar psíquico. Muitas delas pensam que conseguem lidar com os sentimentos sozinhas, mas a ajuda de um profissional é fundamental para evitar problemas mais sérios e agravantes”, disse a coordenadora de Saúde Mental, Aimara Freitas.

 

Até 1º de fevereiro, a Semsa, junto com demais órgãos, estará com uma extensa programação, incluindo workshop, oficinas para profissionais da saúde mental, além de uma caminhada, que acontecerá sábado, 2, encerrando a programação.

 

Janeiro Branco

 

É uma campanha criada com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental, em busca de mais felicidade e qualidade de vida. Janeiro foi escolhido porque representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação, esperanças e projetos na vida das pessoas, propondo assim o debate e o planejamento de ações em prol da saúde mental. Com a campanha, pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.

 

Confira a programação:

 

31/01 – Workshop saúde mental integrada 

Hora: 8h às 12h / 14h às 18h30

Local: auditório Senac

 

01/02 – Oficina para trabalhadores da saúde mental

Hora: 9h às 12h / 14h às 17h

Local: auditório do Hcal

 

02/02 – Caminhada e blitz - Quem cuida da mente cuida da vida

Hora: 15h30

Local de saída: Praça do Barão

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers