Prefeitura faz últimos ajustes para reinauguração da UBS Lélio Silva

Escrito por Cliver Campos Ligado . Publicado em Noticias

A prefeitura da capital intensifica os trabalhos para ajustar os detalhes para a reinauguração Unidade Básica de Saúde Lélio Silva, localizada no bairro Novo Buritizal, zona sul da cidade, que voltará a atender os moradores dos bairros Novo Buritizal, Congós e dos residenciais São José e Açucena. A cerimônia de entrega da UBS para a população está confirmada para terça-feira, 8, às 9h.

“Estamos nos últimos preparativos. Os atendimentos retornarão as oito horas da manhã do dia 8 de janeiro. Nesses últimos dias, estamos verificando os detalhes finais, se as centrais de ar estão funcionando normalmente, montando os laboratórios, os consultórios médicos, colocando medicação na farmácia para que na terça esteja tudo pronto para que possamos fazer o atendimento necessário que toda a nossa comunidade merece, como sempre foi feito na UBS”, informa a secretária de Saúde, Silvana Vedovelle.

A unidade possui 54 salas, entre consultórios, laboratório e pronto atendimento, funcionando como referência no atendimento em urgência e emergência 24 horas. A UBS Dr. Lélio Silva foi inaugurada no dia 4 de abril de 1983, quando ainda era Território Federal do Amapá. Desde a inauguração, a unidade só passou por duas reformas. A atual, que iniciou em 2017, é resultante de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, no valor de R$ 349.767,95, com contrapartida do Município, de R$ 138.483,27.

Para equipar a unidade, o senador Randolfe também alocou R$ 700 mil para compra de equipamentos e materiais permanentes para as UBS’s da capital. Na Lélio Silva, foram usados deste recurso R$ 498.845,00, que contemplou a compra de equipamentos como mesas, armários e um veículo, que será utilizado pelas Equipes de Saúde da Família que cobrem a área.

Além da emenda do senador Randolfe, a deputada federal Janete Capiberibe alocou recurso para aquisição de material de informática para a estruturação do E-SUS, no valor total de R$ 499.900,00, que irá contemplar, além da Lélio Silva, as UBS’s Marcelo Cândia, Rubim Aronovitch, Infraero II e Leozildo Fontoura. Para a Lélio Silva, R$ 80.650,00 foram utilizados.

Cliver Campos

Assessor de comunicação/Semsa