Projeto de combate à evasão tem apresentado números positivos em escola da zona rural de Macapá

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Ligado . Publicado em Noticias

A evasão escolar é um dos maiores desafios da educação pública em todo o país. Em Macapá, as escolas municipais também enfrentam os índices de desistência, mas têm respondido a eles com projetos específicos que vêm dando resultados impressionantes. A Escola Municipal Goiás, localizada no distrito do Coração, por exemplo, implementou em 2017 o programa Nenhum a Menos – Evasão Zero e Mais Frequência Escolar, que mostra índices de até 80,3% de presença dos alunos inseridos na iniciativa em 2018.

O projeto trabalha, sobretudo, com o acompanhamento dos alunos mais faltosos, identificando a realidade de cada família e estabelecendo os critérios necessários para o sucesso no retorno do estudante para a escola. “Fizemos um mapeamento da situação de cada aluno, começando pelo histórico de faltas. Depois disso realizamos reuniões com os pais dos mais faltosos e falamos sobre os procedimentos administrativos para o caso da infrequência”, explica Belcivaldo de Matos, diretor da escola.

 

Entre os métodos utilizados pela instituição de ensino para evitar a evasão estão as conversas com os pais, equipe pedagógicas, acompanhamento da frequência junto com os professores, incentivo e cobrança da participação dos pais na rotina escolar dos alunos e demais atividades. Para a escola, reduzir o número de projetos e focar foi o que mais ajudou a evolução positiva nos números. “Tivemos uma redução de projetos na escola e, agora, temos a oportunidade de acompanhar o que determinamos como prioritários. Isso nos ajuda e também proporciona que o pai esteja presente”, conta Belcivaldo.

 

Outro ponto que o projeto também possibilitou identificar foi situações onde foram necessárias atuação de parceiros, nos casos de violência domiciliar e negligência. As crianças também são estimuladas a se interessarem pelo espaço escolar, seja com o cuidado com o meio ambiente, com os defensores ambientais que atuam na escola, ou com projetos de inclusão no esporte, que são executados nos fins de semana por professores e parceiros.  

 

Assessoria de Comunicação/Semed

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