Prefeitura de Macapá qualificará mulheres para mercado de trabalho

Escrito por Adryany Magalhães Ligado . Publicado em Noticias

O prefeito Clécio Luís participou na manhã desta quinta-feira, 20, do lançamento do Curso de Capacitação Profissional de Mulheres de Macapá. O projeto tem como objetivo preparar mulheres para o mercado de trabalho. Participaram da solenidade a secretária de Assistência Social, Mônica Dias, a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Jairene Lima e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Izaias Carvalho.

Serão 315 mulheres beneficiadas pela capacitação. Ela será executada pela Prefeitura de Macapá, por meio do Convênio nº 819904/2015-Sudam, de emenda parlamentar da deputada federal Josi Araújo, no valor de R$ 753.000,00. A representante das mulheres beneficiadas, que irá fazer o curso de construção civil, Mônica de Oliveira, falou da dificuldade que muitas enfrentam para entrar no mercado de trabalho. “Eu gostaria de agradecer ao prefeito Clécio por dar mais uma oportunidade de crescimento. Às vezes, é muito difícil para nós, que somos mães e pais, arrumar trabalho, mas, com a qualificação, fica mais fácil”, disse. 

 

Serão ofertados quatro cursos para atuação nas áreas de Construção Civil, com dois módulos (pintura e assentamento de cerâmicas, pisos e azulejos); Secretária Executivo, Beleza e Bem-Estar, com três módulos (cabeleireiro, manicure e pedicure); e Informática, com três módulos (conhecimentos básicos, Word e Excel). Lilian Vergara, que representou a deputada federal Josi Araújo, falou da importância da mulher se ver representada no mercado de trabalho. “Uma mulher capacitada, ao entrar no mercado de trabalho, pode ir muito longe. Cada pessoa que está aqui tem um propósito e acredito que vocês irão conseguir se capacitar e realizar seus sonhos”, discursou. Esse é o segundo curso de capacitação que beneficia a população local. A Prefeitura de Macapá já capacitou 380 empreendedores populares que atuam na área da alimentação. 

 

O prefeito Clécio Luís lembrou que há uma desigualdade no mercado de trabalho e em Macapá não é diferente. “Esses cursos que serão ofertados visam justamente combater essa desigualdade. Temos no Amapá cerca de 40% das famílias chefiadas por mulheres. Na câmara, por exemplo, que é nossa representação, dos 23 vereadores apenas duas são mulheres, e essa desigualdade se reflete na distribuição de renda e em outros setores. Então, está aí, a importância do foco dessa capacitação para as mulheres. Por isso, gostaria de fazer um agradecimento especial à deputada Josi Araújo por essa sensibilidade. Ela colocou algumas emendas para capacitação e, neste caso específico, voltada para mulheres”, ressaltou. 

 

Adryany Magalhães 

Assessora de comunicação/PMM

 

Foto: Max Renê

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers