Projeto piloto avalia possibilidades do Visual Class Net na Avaliação da Educação Municipal

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Ligado . Publicado em Noticias

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Eliana Flexa participaram do projeto piloto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que propõe o uso do software de gestão Visual Class Net para a aplicação da Avaliação Municipal de Macapá (AMMA). As provas foram aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro como um experimento para verificar a aplicabilidade do software dentro das especificações da realidade da educação municipal, além, é claro, da integração dos alunos com a tecnologia.

Neste primeiro momento, o teste não avaliou os conhecimentos dos alunos, mas a aplicabilidade do software para a realização da prova. “Desta maneira, podemos verificar o que se pode ou não fazer com ele e, quem sabe, futuramente já utilizá-lo para a realização das avaliações nas escolas”, informou a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional, Thaís Pontes.

A ferramenta virtual possibilita a tabulação dos dados de forma eficiente, oferecendo um diagnóstico rico sobre cada estudante avaliado, com geração de gráficos coletivos, individuais, conteúdos sobre acertos e erros por questões, o que garante uma análise consistente da educação municipal. “Não há dúvidas da importância desse instrumento de análise de diagnóstico para a educação e da necessidade de ampliação para a rede, permitindo que, em 2019, mais escolas sejam atendidas com o software Visual Class Net”, reforçou Thaís Pontes.

O Visual Class Net

É um software de autoria que permite o cadastro de instituições educacionais em um servidor específico para a realização de avaliações institucionais. Após o cadastro, o sistema gera um código individual para que cada aluno tenha acesso e faça o login para a realização da avaliação previamente cadastrada por turma, uma versão da prova Brasil, só que online.

Assessoria de Comunicação/Semed