Dia de Finados: visitantes superam expectativa de público em Macapá

Escrito por Amelline de Queiroz Ligado . Publicado em Noticias

Na sexta-feira, 2, mais de 100 mil pessoas compareceram aos três cemitérios de Macapá para homenagear entes queridos e fazer suas orações. Para receber os visitantes, a Prefeitura de Macapá fez melhorias na infraestrutura dos espaços.

A ação conjunta, entre as secretarias de Manutenção Urbanística (Semur), Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e Iluminação Pública; Guarda Municipal e Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), garantiram limpeza, iluminação, abastecimento de água, pavimentação e segurança da população. 

 

Segundo o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida, cerca de 100 toneladas de lixo foram removidas dos três cemitérios e nova iluminação com lampas de LED, ampliando a visibilidade no período noturno. A população contou ainda com celebrações religiosas, apresentações de bandas musicais e vendas de produtos alimentícios e artigos como flores, velas, livros, entre outros. 

 

Para a empreendedora Camila Lopes, a venda garante um lucro razoável e ajuda na renda da família. “A gente trabalha há seis anos nesse ramo, as vendas iniciam na véspera e vão até enquanto tiver produto, a procura é bem grande, assim a gente consegue uma boa venda e consegue complementar a nossa renda em casa”, comentou.

 

O cemitério São José, na zona sul da capital, é o maior em quantidade de público, com mais de 60 mil pessoas circulando, contou com todo o aparato de segurança da Guarda Municipal, como a Unidade Móvel e agentes de segurança. A Unidade Móvel conta com cinco câmeras, sendo quatro ao redor da base e uma no mastro, que chega a 8 metros de altura e a oitocentos metros na área interna do cemitério. 

 

De acordo com o inspetor, Camarão, as imagens possibilitam maior visibilidade da área interna e externa do local ampliando a ação dos agentes. Os cemitérios Nossa Senhora da Conceição, no Centro; e São Francisco, na zona norte, também contaram com a presença da guarda. Todos os cemitérios tiveram ainda o apoio da equipe de fiscalização da Semur e da Polícia Militar. Neste sábado, 3, os cemitérios de Macapá funcionaram em horário normal, das 6h às 18h.

 

A prefeitura de Macapá orienta a população que deseja fazer a limpeza de seus lotes para que recolham os resíduos de maneira adequada. 

 

Amelline de Queiroz

Assessora de comunicação/Semur

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers