Crianças visitam APA do Curiaú em atividade da Semana do Meio Ambiente

Escrito por Rafaela Bittencourt Ligado . Publicado em Noticias

As crianças das escolas Raimunda de Lima Guedes e Gerson Trindade tiveram uma atividade diferenciada na manhã desta quarta-feira, 6, com uma visita à comunidade quilombola do Curiaú, na zona norte de Macapá. A atividade integra a Semana do Meio Ambiente, dando a oportunidade de que as crianças conheçam uma área de preservação ambiental e tenham contato direto com medidas socioeducativas que já são aplicadas na comunidade.

O passeio contou com um total de 53 alunos das duas escolas, alguns do 5º ano e outros do Programa de Atendimento aos Alunos com Defasagem de Idade e Série (Praadis). As crianças ficaram encantadas com a diversidade ambiental da localidade. Curiosas sobre peixes e cobras, tiveram a oportunidade de conhecer também um pouco da história da comunidade e sobre suas práticas sustentáveis para a preservação da área.

 

“Aprendi sobre a história do Curiaú, sobre a cultura negra e as danças. Queria muito ver a dança do Marabaixo e o batuque, que me falaram que acontecerá no fim de semana, mas, como começa muito tarde, talvez eu não possa”, comentou bem humorada a estudante da Escola Raimunda de Lima Guedes, Raquel Souza, 11 anos.

 

Sobre o meio ambiente, a representante da Associação de Mulheres do Quilombo do Curiaú, Creusa Miranda Silva, foi rápida para responder as curiosidades da criançada sobre plantas e animais. O foco da conversa envolveu questões sobre a diferença entre APA e quilombo, a preservação dos lagos, como é feita a limpeza, os animais encontrados na área e os problemas do acúmulo de lixo. Para Creusa, é importante mostrar na prática tudo aquilo que as crianças podem ajudar para salvar com as práticas que aprendem no ambiente escolar.

 

“Não adianta, queremos colocar na cabeça de uma pessoa de 60 anos que nossos lagos podem secar um dia. Precisamos começar com as crianças, desde a base, e nas escolas. Precisamos compreender que não iremos conscientizar ninguém, mas estimular esse processo de sensibilização nos pequeninos”, reforçou Creusa Silva.

 

Rafaela Bittencourt

Assessora de comunicação/Semed

 

 

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers