Encerramento do Fetran 2018 tem apresentação de crianças das escolas municipais de Macapá

Escrito por Rafaela Bittencourt Ligado . Publicado em Noticias

Encerraram-se na terça-feira, 5, as atividades do Festival Estudantil Temático de Trânsito 2018 (Fetran), desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com escolas da educação básica do município de Macapá, Ferreira Gomes e do Estado. O encerramento aconteceu no Teatro das Bacabeiras, onde as crianças puderam apresentar peças e músicas sobre tudo o que aprenderam durante o desenvolvimento do projeto.

A Prefeitura de Macapá é um dos parceiros deste projeto desde o início. O Fetran acontece desde 2014 no Amapá e é voltado para a prevenção. Inicialmente, contava com apenas cinco escolas municipais de Macapá, mas hoje já tem mais de 30 desenvolvendo, entre Estado e outros sete municípios. São 16 mil alunos e 1.500 funcionários da educação atingidos diretamente pelo projeto durante esses anos. 

 

Segundo o coordenador do Fetran no Amapá, Aldo Balieiro, o projeto é essencial, pois educar as crianças pequenas sobre o trânsito dentro do ambiente escolar contribui para a formação de futuros motoristas e pedestres conscientes. “Há um trabalho voltado, primeiro, para a capacitação do professor e, depois, a PRF realiza ações para atrair a atenção da criança para a segurança no trânsito. Então, trabalhamos com crianças da educação básica, que estão na melhor fase para aprender comportamentos seguros, valores, respeito, atenção e colaboração”, explicou. 

 

Para a pequena Maria Regilene da Silva, 10 anos, aluna da Escola Municipal José Leoves, aprender sobre o trânsito em sala de aula foi divertido e importante. Para a estudante, levantar a mão ao passar pela faixa e alertar os pais sobre os sinais é o mais importante. “Produzimos alguns materiais, como carrinhos e placas de trânsito. Nossa professora nos explicava e estamos aprendendo. Quando minha mãe ou meu pai estão comigo na rua, consigo falar sobre o sinal verde para andar, o amarelo para ter atenção e o vermelho de pare”, contou a criança. 

 

A chefe do Departamento de Ensino, Jacineide Miranda, representou a Secretaria de Educação e reforçou a importância do papel da escola para a melhoria da qualidade de vida não apenas de seus alunos, mas de toda a comunidade. “Essa parceria já se estabelece e se fortalece há mais de cinco anos. São experiências e resultados que só engrandecem o trabalho do Município nas escolas, assim como o trabalho da PRF, que pôde adentrar o espaço e contribuir para que nossas crianças tenham ciência sobre um trânsito mais seguro. A educação pode transformar vidas, atitudes, melhorar a qualidade de vida”, reforçou.

 

Participaram também do encerramento do Fetran 2018 as escolas municipais Tia Madalena, Meu Pé de Laranja Lima, Cantinho do Amor, José Leoves e Raimunda da Silva Virgulino.

 

Rafaela Bittencourt

Assessora de comunicação/Semed

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers