Mais de 1.300 toneladas de materiais e lixo são retiradas do canal do Jandiá

Escrito por Márcia Fonseca Ligado . Publicado em Noticias

A equipe de drenagem da Prefeitura de Macapá concluiu nesta semana a limpeza preventiva do canal do Jandiá no perímetro entre a Avenida FAB, no Centro, e a Ponte Sérgio Arruda, no bairro Pacoval. A ação faz parte do Programa Viver com a Chuva, onde, desde dezembro de 2017, intensifica os serviços em canais, microcanais, galerias e bueiros da cidade. As atividades foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

Ao todo, foram retiradas 1.368 toneladas de materiais, como matos, entulhos e lixo. De acordo com o secretário de Obras, Emílio Escobar, os trabalhos paliativos apenas minimizam os problemas ocorridos durante o período de inverno. “Para que possamos ter um melhor resultado, é necessária a retirada dos moradores que habitam sobre os canais e áreas de ressaca. Porém, é importante destacar que, diferente de outros anos, o tempo de escoamento das águas é muito menor”, explica.

 

No trecho onde as famílias foram retiradas, as equipes trabalharam na limpeza e abertura do canal. Os serviços executados, de forma manual e mecanizada, auxiliam na desobstrução e aceleram a vazão nas áreas que recebem a influência destes canais. Ainda nesta semana, a Semob iniciou as atividades de recuperação do muro de contenção do canal do Beirol, no trecho próximo à Avenida Ataíde Teive, no bairro Trem, onde parte do calçamento cedeu. No local, será instalada uma nova cortina de concreto, para posterior aterramento e construção do muro de proteção. 

 

Além disso, o órgão trabalha na limpeza de galerias na Rua Santa Catarina, no bairro Santa Rita, e continua com ações de recuperação da Praça Jaci Barata, no Centro de Macapá.

 

Márcia Fonseca

Assessora de comunicação/Semob

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers