Prefeitura dará início à campanha de combate à hanseníase e verminoses em escolas da capital

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

O Município de Macapá dará início à V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose, nesta quinta-feira, 12, na Escola Municipal Maestro Miguel, no Perpétuo Socorro. A ação tem como público-alvo crianças de 5 a 14 anos de idade, matriculadas no ensino fundamental. O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e as formas de prevenção dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

Durante a campanha, será feita a busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases, exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma em escolares e dos contatos domiciliares. “Quando uma criança está com a doença significa que alguém do convívio dela também tem. Por isso, em casos positivos, os profissionais da atenção básica examinarão familiares e outras pessoas que têm contato direto com o aluno. As doenças têm cura e a transmissão é interrompida já no início do tratamento”, explica a coordenadora municipal do Programa de Hanseníase, Lucileide Mafra.

 

 

 

A campanha acontecerá até junho, em 43 escolas pactuadas com o Programa Saúde na Escola, de acordo com o cronograma montado pela coordenação.

 

 

 

Hanseníase

 

 

 

É causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. A doença pode ser curada de 6 a 12 meses de tratamento, que feito precocemente evita deficiência.

 

 

 

Geo-helmintíase

 

 

 

Grupo de doenças intestinais causadas por parasitas que necessitam passar pelo menos uma etapa de seu ciclo vital no ambiente externo do corpo do hospedeiro, o que acarreta a contaminação do solo, água e alimentos com os ovos destes parasitas.

 

 

 

Tracoma

 

 

 

É uma doença inflamatória ocular, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. O diagnóstico é essencialmente clínico e feito por meio de exame ocular externo. Em geral, o indivíduo apresenta fotofobia (sensibilidade e intolerância à luz), coceira nos olhos, sensação de corpo estranho dentro do olho, vermelhidão nos olhos, secreção e lacrimejamento. Muitos casos de tracoma não apresentam nenhum sintoma. O período entre o momento da infecção e o surgimento dos sintomas dura de 5 a 12 dias e pode se apresentar inicialmente com a aparência de uma inflamação que afeta ambos os olhos.

 

 

 

Serviço

 

Data: 12/04/2018

 

Hora: 8h30

 

Local: Escola Municipal Maestro Miguel

 

Endereço: Rua Quintino Justo de Almeida, nº 120, Perpétuo Socorro

 

Sugestão de entrevistada: Lucileide Mafra - coordenadora municipal do Programa de Hanseníase

 

 

 

Jamile Moreira

 

Assessora de comunicação/Semsa

 

 

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers