Projeto Samuzinho Kids encerra sua primeira edição com formatura de 126 crianças

Escrito por Karla Marques Ligado . Publicado em Noticias

Contribuir para a redução de acidentes e números de trotes feitos por crianças de 5 a 10 anos, fomentando a cidadania e favorecendo o desenvolvimento sociocultural das crianças, transformando-as em elementos multiplicadores de saber no lar é um dos objetivos do projeto Samuzinho Kids, que nesta quinta-feira, 5, encerrou sua primeira edição, com a cerimônia de formatura das 126 crianças participantes do projeto. A solenidade aconteceu no Teatro das Bacabeiras e contou com a participação do prefeito de Macapá, Clécio Luís.

 

O Samuzinho Kids é uma extensão do projeto Samuzinho, lançado em 2016 pela Prefeitura de Macapá e coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Núcleo de Educação em Urgência do Samu, para sensibilizar as crianças por meio de atividades lúdicas; repassar informações sobre os serviços de urgência e emergência, assim como a importância de não praticar trotes, orientando como agir em situações de risco e quando acionar o 192.

“Em pouco tempo de execução, já houve uma redução de 30% no número de trotes recebidos pelo departamento, o que mostra o resultado do trabalho desenvolvido com as crianças. O que é ainda mais gratificante para nós, pois trabalhamos a partir da formação do caráter. Macapá tem jeito se a gente fizer o nosso papel enquanto educação, trabalhar na prevenção, na base, orientando nossas crianças e tornando-as multiplicadoras desses ensinamentos”, destacou o diretor do Departamento de Urgência e Emergência de Macapá, Donato Farias.

Durante a solenidade, a criançada apresentou um pouquinho do que aprenderam durante um ano no projeto, com uma encenação de atendimento de primeiros socorros em uma vítima de parada cardiorrespiratória. A diretora-geral da Faculdade Estácio de Macapá, Aline Burigo, destacou a importância da iniciativa, parabenizando a prefeitura e reforçando a parceria. “Ficamos muito felizes quando fomos convidados para ser parceiros desse projeto, e agora mais ainda por saber que a parceria irá continuar. Por ser um projeto social que, assim como a Estácio, é voltado para a orientação de crianças”.

Para Clécio Luís, o Samuzinho Kids, assim como outros projetos que a prefeitura vem desenvolvendo com as crianças, tem representado um grande ganho para toda a população. “O que estamos vendo aqui, mais uma vez, é a concretização de um dos vários projetos que estamos executando, que trabalham só com crianças da rede municipal, como a criação de futuro, de perspectiva para as novas gerações. O Samuzinho é um dos mais belos desses projetos, porque ele trabalha com a construção de caráter, de valores e com os ensinamentos de primeiros socorros”.

Estiveram presente na cerimônia de formatura o juiz da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas, Rogério Funfas, o suplente do senador Davi Alcolumbre, Josiel Alcolumbre, o vereador de Macapá, professor Rodrigo,  além de familiares da criançada.

Karla Marques

Assessora de comunicação/PMM

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers