Prefeito de Macapá empossa novos membros do Conselho de Saúde

Escrito por Karla Marques Ligado . Publicado em Noticias

Em solenidade realizada nesta quarta-feira, 4, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, empossou os novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o biênio 2018/2019. A cerimônia de posse aconteceu no auditório do Ministério Público do Estado.

 

“Hoje é um momento muito importante não só para os novos conselheiros e para os que permanecem, mas também para o Município, que pode contar com esse apoio, para fiscalizar, propor e melhorar os serviços. Que possamos continuar nessa parceria junto ao conselho, para continuarmos desenvolvendo uma política pública de saúde e de melhor qualidade aos munícipes”, destacou a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

Criado em dezembro de 2002, como órgão permanente, deliberativo e normativo do Sistema Único de Saúde (SUS), o CMS tem por competência formular estratégias e controlar a execução da política de saúde do município, inclusive, nos seus aspectos econômicos e financeiros. A atividade dos membros do conselho é de caráter público relevante, sem direito a remuneração e/ou vínculo empregatício.

 

A conselheira de Saúde Marluce Chermont, empossada ao cargo pelo segundo ano consecutivo, falou da satisfação em continuar atuando na área e destacou um pouco das atividades que serão exercidas pelos membros. “Fico muito feliz em poder continuar trabalhando e buscando contribuir para a melhoria na saúde do município. Como conselheira, estou aqui para propor, fiscalizar e acompanhar a evolução do crescimento da saúde, que, nos últimos anos, já veio avançando bastante e que ainda tem muito para melhorar”.

 

Foram empossados 16 conselheiros titulares com seus respectivos suplentes para um mandato de dois anos. Os novos conselheiros foram eleitos durante o último pleito para os segmentos Usuário, Trabalhadores/Profissionais da Saúde e Gestor ou Prestador do SUS. 

 

Clécio Luís falou das expectativas com a formação desse novo conselho, destacando os avanços e melhorias na saúde municipal. “O que todos nós esperamos é controle social, participação e aprovação das políticas públicas municipal de saúde, que vem dando certo. Saímos de uma situação deplorável, onde as unidades estavam fechadas, caindo na cabeça dos trabalhadores, desabastecidas de medicamentos, sem equipamentos, e hoje estamos em um outro patamar”, disse. 

 

“Estabilizamos a rede e já melhorou bastante, mas podemos melhorar muito mais. E essa melhora só é possível se tiver órgãos de controle e a participação popular, e o conselho é uma expressão disso. Ele tem representantes dos trabalhadores, da gestão e dos usuários do SUS, que irão aprovar, fiscalizar e acompanhar toda a política de saúde pública de Macapá”, finalizou o prefeito.  

 

Estiveram presentes na solenidade de posse a promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública de Macapá, Fabia de Souza, o presidente do Conselho Municipal de Saúde no Biênio 2016/2017, Eldren Lage, a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Rainize Marques e representando o Conselho Estadual de Saúde, a conselheira Socorro Madureira.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/PMM

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers