Guardas municipais atualizam técnicas de abordagem com instrução do Bope

Escrito por Rafaela Bittencourt Ligado . Publicado em Noticias

A Guarda Municipal de Macapá iniciou na terça-feira, 3, o treinamento tático do grupamento de trânsito municipal com uma turma que irá receber treinamento diretamente do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O treinamento é para proporcionar conhecimentos específicos para melhor capacitar os guardas municipais em situações de crise e em abordagens não ofensivas. O curso acontecerá até sexta-feira, 6, nos horários da manhã e tarde, no Batalhão da Polícia Militar.

 

Os treinamentos oferecidos terão aplicação teórica, no que diz respeito aos trâmites jurídicos, necessários para a atuação em campo da guarda, assim como das demais polícias, e prática, com treinamento de spark (arma de choque) e na pilotagem de motos. As turmas somam quase 30 guardas e há previsão de mais cursos para capacitação de outros agentes de segurança municipal.

 

O curso partiu da Divisão de Capacitação Funcional da Guarda Municipal, com o objetivo de fazer uma atualização dos procedimentos de modus operandi dos guardas que estão diariamente nas ruas lidando com abordagens e situações de crise. A inspetora à frente da Divisão, Roani Vilhena, explica que há necessidade de conhecimentos jurídicos e sociais para lidar com situações de tensão que possam acarretar em conflitos durante as ações da Guarda de Macapá.

 

“Precisamos estar atentos às questões que envolvem abordagens diretas, pois elas precisam estar norteadas a partir dos Direitos Humanos e das demais jurisdições que nos amparam na atuação do nosso serviço. Dessa maneira, podemos fornecer transparência nas ações tanto para o cidadão que for submetido a uma quanto ao restante da comunidade, que nos cobra isso. Além disso, buscamos estar preparados para lidar com quaisquer situações de crise, uma vez que o nosso trabalho é uma preparação da situação para a ação posterior da Polícia Militar, por exemplo”, informou a inspetora.

 

Segundo a Divisão de Capacitação Funcional, o curso também é um meio de estabelecer uma parceria e diálogo com a Polícia Militar, uma vez que os órgãos de segurança pública necessitam de apoio e colaboração entre si para que o trabalho flua da maneira mais adequada possível. O capitão do Bope, Eliabe Marques, que está ministrando o curso de quatro dias, reforçou a importância da capacitação para os agentes de segurança da Guarda Municipal e explicou sobre os conhecimentos que serão passados nessa semana aos guardas.

 

“A finalidade do curso é trazer procedimentos operacionais, como as técnicas de abordagem teóricas e práticas, gerenciamento de crises, spark e bloqueio viário, utilizando todos os conhecimentos adquiridos durante o curso”, destacou o capitão. As instruções recebidas pelos guardas atendem as atuais demandas que a corporação vem tendo no serviço diário nas ruas de Macapá, como, por exemplo, as abordagens a veículos automotores e fiscalização dos mototáxis na cidade.

 

“Outro ponto importante que discutiremos no curso envolve o armamento não letal, pois se trata de uma pauta atual e que deve ser discutida com cuidado junto com os profissionais de segurança”, pontuou Roani. O curso inicia uma agenda de atualização desenvolvida pela Prefeitura de Macapá na capacitação da Guarda Municipal. O encerramento das aulas acontecerá com a apresentação de técnicas de pilotagem e manobras adequadas para abordagem com as motocicletas.

 

Rafaela Bittencourt

Assessora de comunicação/PMM

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers