Assistência social: população em situação de rua será beneficiada com nova sede do Centro POP

Escrito por Adryany Magalhães Ligado . Publicado em Noticias

Aproximadamente 30 usuários serão beneficiados com a entrega da nova estrutura do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que aconteceu nesta sexta-feira, 9. O novo espaço faz parte de uma pauta de reivindicações que os usuários tinham feito, pois o prédio antigo funcionava na zona norte e muitos reclamavam da distância. A nova estrutura fica na Rua Cândido Mendes, n° 430, Centro, ao lado do Super Fácil.

 

O secretário de Assistência Social e do Trabalho, Lucas Abraão, destacou que não se faz assistência sem os usuários. “Por isso, sempre os escutamos para melhorar o atendimento”, afirmou. O evento, que foi bem informal, contou com a presença do senador Randolfe Rodrigues, do vereador Antônio Grilo e de alguns secretários municipais.

 

No local, a população em situação de rua receberá atendimento social, psicológico e pedagógico, poderá participar de grupos de terapia ocupacional e oficinas de artes, além de contar com um espaço para higienização e lavagem de roupa. O usuário Bernardo Silva agradeceu pelo fato deles terem sido ouvidos. “Já vínhamos pedido a mudança de local, que antes funcionava no São Lázaro. Hoje, vendo esse novo centro, percebo a diferencia e a evolução que estamos tendo”, disse.

 

Durante a entrega, foi oferecido almoço aos usuários e, logo após, o titular da Semast, Lucas Abraão, abriu roda de conversa com os usuários do Centro POP. Agradecimentos e pedidos de atenção psicossocial foram feitos pelos usuários do equipamento para toda população em situação de rua. O Centro POP não tem o caráter de abrigo, mas sim um espaço adequado para atender tecnicamente a população que vive nesta situação.

 

O prefeito Clécio Luís falou da importância em ouvir os usuários. “Queremos fazer o melhor por cada. Por isso, foi muito bom ouvir a reivindicação de cada um, porque assim podemos melhorar. Quando ouvi vocês dizendo que a comida não estava boa antes, fui procurar saber o motivo. Aí o Lucas respondeu que antes era marmitex e no outro local não tinha onde cozinhar. A partir de agora, essa realidade mudará. Depois de tudo que eu ouvi aqui, tenho certeza que aos poucos corrigiremos”, afirmou.

 

O Novo espaço

 

Conta com mais de 10 ambientes. São salas de atendimento ao público, uma recepção, espaço para guarda de pertences, duas salas para atividades coletivas, sala para abordagem social, sala de reuniões, cozinha, refeitório, área de serviço, banheiros com chuveiros, biblioteca, pátio externo coberto e descoberto, horta. São mais de 10 funcionários, entre psicólogos, assistentes sociais, educadores, cozinheiro e serviços gerais.

 

Adryany Magalhães

Assessora de comunicação/PMM

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers