Prefeito Clécio participa de encontro com embaixada francesa no Amapá

Escrito por Karla Marques Ligado . Publicado em Noticias

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhado dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, participou na tarde de segunda-feira, 5, no Ministério Público do Amapá, de uma reunião  com o ministro conselheiro da embaixada da  França, Gilles Pecassou, para tratar de pautas de integração franco-brasileira, focadas para o desenvolvimento do Amapá. O encontro, que reuniu autoridades de diversos segmentos do Amapá e Guiana Francesa, teve como objetivo reativar a cooperação transfronteiriça entre os dois países, buscando alternativas que viabilizem a melhoria das relações.

 

“Queremos retomar algo que é indispensável. Temos o privilégio de ser a fronteira brasileira latino-americana com a Europa. Há muitos gargalos nessa fronteira. Temos tido dificuldades com essa ponte, principalmente, do lado brasileiro, que tem reclamações por parte da França. Temos ações conjuntas que podemos fazer, junto com eles, principalmente, em relação ao combate ao tráfico de armas e drogas, além de outras ações que podemos fazer nessa relação. Precisamos avançar nesse sentido, daí a necessidade dessas discussões entre os dois países”, explicou o senador Randolfe.

 

Clécio Luís destacou a importância do encontro para o município, que, há algum tempo, trabalha nessa integração. “A nossa relação com a Guiana Francesa é uma necessidade para nós e abre perspectivas gigantescas. Não podemos deixar ao sabor do vento. O que os dois senadores e a prefeitura estão fazendo é aproveitando a mudança do conselheiro chefe da embaixada da França para fazermos todos os esforços para que essa cooperação entre em um novo ciclo positivo”, disse.

 

Entre as pautas discutidas durante o encontro foram apontadas as necessidades de melhorias e facilidades nos procedimentos para obtenção do visto de viagem para a Guiana Francesa, a integração econômica, cultural e de comunicações entre os dois países, como a interligação por fibra ótica, a implantação de um consulado nos dois lados da fronteira e a não exigência do visto para entrar na Guiana, dentre outros assuntos.

 

Para o ministro Pecassou, o encontro foi uma oportunidade de estreitar as relações com as autoridades do Amapá e anunciar para algumas semanas a liberação de um visto de trânsito para os brasileiros que necessitam ir à Guiana Francesa para visitar familiares, a trabalho ou até mesmo a passeio (com duração de 5 anos). “Foi uma reunião muito interessante que me permitiu passar algumas informações para as autoridades do Amapá e ouvir as suas necessidade, e o que eles esperam sobre a cooperação entre França e Brasil, e ter também uma ideia mais clara sobre quais são as prioridades”, relatou.

 

Também estiveram presentes na reunião o procurador-geral em exercício, Nicolau Crispino, o comandante da 22° Brigada de Infantaria e Selva em Macapá, coronel Viana Filho, a deputada estadual Cristina Almeida, a reitora da Unifap, Eliana Superti e o deputado estadual Paulo Lemos.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/PMM

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers