Festa de Iemanjá integra programação dos 260 anos de Macapá

Escrito por Cliver Campos Ligado . Publicado em Noticias

A festa em homenagem a Iemanjá integrou a programação do aniversário dos 260 da cidade de Macapá. A celebração aconteceu no fim da tarde de sexta-feira, 2, marcada por muita fé, som dos tambores, banho de cheiro, réplicas de pequenas embarcações com flores, perfume, pente e espelho, como forma de oferendas lançadas ao rio Amazonas para saudar a rainha do mar.

 

“Isso aqui é um ato, principalmente, em defesa da diversidade cultural e da tolerância religiosa, uma manifestação da nossa cultura e da nossa formação política e cultural. Hoje é um dia de celebração, de jogar as oferendas e receber as bênçãos. Portanto, é um ato que deve ser saudado por todos nós macapaenses”, disse o senador Randolfe Rodrigues.

 

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maykom Magalhães, explicou a motivação em inserir a festa no aniversário da cidade. “Todos os anos a Festa de Iemanjá acontece em Macapá e mobiliza mais de 200 religiosos da umbanda e do candomblé. Este ano, a prefeitura teve a sensibilidade de inserir no calendário de atividades do aniversário da cidade e assim será nos próximos anos, no sentido de apoiar e valorizar a diversidade religiosa do município”.

 

Para o Pai de Santo Marcos José Ribeiro, a festa também traz um momento de reflexão e união pelo combate à intolerância religiosa. “Além da nossa fé, da nossa tradição, da nossa ancestralidade, estamos defendendo o nosso direito de cultuar os nossos orixás. Sofremos intolerância religiosa, temos uma triste estatística no Brasil todo, principalmente no Rio de Janeiro, de invasão de terreiros, de sacerdotes e sacerdotisas humilhados, sofrendo violência física e religiosa. Hoje nos unimos para combater esse preconceito”, ressaltou.

 

Cliver Campos

Assessor de comunicação/Improir

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers