Mais Médicos: Clécio dá boas-vindas aos novos profissionais que atuarão no município

Escrito por Karla Marques Ligado . Publicado em Noticias

O Município de Macapá recebeu nesta segunda-feira, 8, o reforço de 28 novos médicos do Governo Federal para compor a equipe de profissionais que atuam na atenção básica. Eles integrarão as equipes de saúde da capital, UBS’s e irão atuar em distritos onde há necessidade, em decorrência da dificuldade de acesso a essas localidades. A solenidade de recepção ocorreu nesta segunda-feira, 8, no auditório da Faculdade Fabran.

A vinda dos novos profissionais, por meio do programa Mais Médicos, faz parte de uma articulação da prefeitura com a participação da bancada federal junto ao Ministério da Saúde. “Isso é motivo de muito orgulho para todos nós, em poder ver o resultado da nossa luta em Brasília, que ainda em setembro do ano passado, após uma audiência dura, em que foram negadas para nós as vagas que havíamos solicitado, nós conseguimos. Depois da insistência e com a ajuda importantíssima do deputado André Abdon, revertemos a situação e garantimos as vagas que necessitamos”, relatou o senador Davi Alcolumbre.

Essa convocação de médicos para atuar na atenção básica permitirá o reforço nas 84 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família, mantidas pelo Município, cada uma composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, odontólogo, agente de saúde bucal e agente comunitário de saúde. “Serão 45 vagas para médicos intercambistas, que serão aos poucos repostos pelo Ministério da Saúde, entre médicos brasileiros, brasileiros formados no exterior e médicos cubanos”, informou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

O deputado federal André Abdon parabenizou os novos médicos e reforçou o importante papel que terão para a saúde do município. “Este é um momento importante para todos nós, de parabenizar vocês que aceitaram esse desafio de vir para cá e reforçar a nossa equipe. A partir de amanhã já estarão atendendo nossa população”, disse.

Segundo o prefeito de Macapá, Clécio Luís, a prioridade nessa primeira etapa do programa foi dada aos médicos brasileiros. “Dos 45 que virão, já recebemos nessa primeira leva 28 médicos. Com a novidade de que este ano grande parte dos médicos é amapaense e a outra parte de outros estados brasileiros. São, em geral, médicos muito jovens, que estão com muito gás para trabalhar, com expectativa positiva para atender nas nossas UBS’s e nas nossas equipes de Saúde da Família, o que, para nós, é um ponto muito significativo na melhoria do nosso atendimento à população”, reforçou.

O senador Randolfe Rodrigues ressaltou que, desde o início do programa no município, o atendimento melhorou significativamente. “Ao viabilizar a efetivação do programa em Macapá e intervir efetivamente no sentido de mantê-lo, a prefeitura vem beneficiando grande parte da população. Desde a sua origem e a sua adesão, o Mais Médicos, por meio desses profissionais, tem realizado uma revolução na saúde pública do município, na melhoria e na qualidade do atendimento, concretizando um fundamento constitucional, que diz ‘Saúde é um direito de todos’”, finaliza.

O relatório do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde aponta o quantitativo de 401.640 beneficiados pelos atendimentos no município. Dentre os distritos que contam com os profissionais estão: Maranata, Curiaú, Abacate da Pedreira, Bailique, Maruanum, Ilha Redonda, Itamatatuba e Tracajatuba I. O Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa prevê mais investimentos, além de levar médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais da saúde.

Karla Marques

Assessora de comunicação/PMM