Alunos passam por avaliação auditiva e de linguagem

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A audição é um sentido fundamental para o desenvolvimento da fala e extremamente importante nos processos de alfabetização e aprendizagem. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou nesta quinta-feira, 22, a avaliação auditiva e de linguagem nos alunos da Escola Municipal Marinete Silva Mira, no bairro Zerão.

Durante a avaliação, o fonoaudiólogo busca possíveis sinais de alteração tanto no canal auditivo quanto no desenvolvimento da linguagem. “O desenvolvimento da audição e fala deve ser observado pelo profissional de saúde, pais e educadores. É por meio das reações da criança a sons e ruídos, sua fala e compreensão de ordens permitem identificar os casos em que a avaliação específica é indicada”, completou a coordenadora do PSE, Ellen Suelen.

Estudos apontam que crianças em idade escolar apresentam algum tipo de alteração auditiva, sendo a maior parte decorrente de acúmulo de cera ou otite secretora, tratáveis, que interferem no desenvolvimento das habilidades auditivas e no rendimento escolar. Essas alterações auditivas, ainda que transitórias e de grau leve, estão associadas a uma série de dificuldades nas crianças, como déficits na aquisição do vocabulário, habilidades articulatórias, desatenção, entre outras.

As crianças identificadas com possíveis alterações auditivas são encaminhadas para avaliação específica e, se necessário, submetidas a intervenções clínicas (remoção de cerúmen, tratamento das otites, entre outras) ou encaminhadas para tratamento especializado.

Jamile Moreira

 

Assessora de comunicação/Semsa

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers