Ações de prevenção marcam Dia Mundial de Combate à Aids

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids. Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desenvolveu ação de testagem rápida, distribuição de preservativos e panfletos educativos na Praça Floriano Peixoto.

A principal forma existente hoje contra a transmissão de HIV no Brasil, considerando que a transmissão em larga escala é sexual, é o uso de preservativo. Por isso, durante a ação, foram disponibilizados 71 mil preservativos masculinos e géis lubrificantes. “O uso do preservativo continua sendo a melhor forma de evitar a contaminação tanto pelo HIV quanto pelas outras Doenças Sexualmente Transmissíveis”, comentou o coordenador do Programa Municipal de DST’s/Aids e Hepatites Virais, César Melo.

O coordenador explica que outro fator importante para a diminuição no número de transmissões é a oferta de testes rápidos para que as pessoas contaminadas pelo HIV saibam da sua condição e possam iniciar o tratamento. Na capital, a Semsa disponibiliza testes rápidos para o HIV, sífilis e hepatites B e C. “Com uma gota de sangue da ponta do dedo é possível, em 30 minutos, saber da sua sorologia. Os testes são feitos gratuitamente em todas as UBS’s e são de fundamental importância para a diminuição de novos casos”.

Na capital, aproximadamente 600 testes (de cada uma das doenças) são feitos mensalmente nas UBS’s. Durante todo o mês de dezembro, a oferta deles será intensificada. “Acho importante, nunca tinha feito teste rápido, dá uma certa apreensão, mas vejo como necessário, pois é uma forma de conhecer a nossa condição para uma dessas doenças”, disse a universitária Caroline Araújo.

O HIV é um vírus que se espalha por meio de fluídos corporais e afeta células específicas do sistema imunológico. Atualmente, não há cura efetiva e segura, mas o HIV pode ser controlado com medicamentos.

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers