Agricultores do Maruanum recebem auxílio para retomar produção de farinha na região

Escrito por Aline Brito Ligado . Publicado em Noticias

O Município de Macapá iniciou o serviço de preparação do solo para plantio de mandioca, em área de agricultores do distrito do Maruanum. A ação, que tem como parceria da Embrapa e Associação de moradores e produtores rurais remanescente do quilombo Carmo do Maruanum, faz parte das atuações do Programa de Incentivo à Agricultura Familiar, que é executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

O agricultor e presidente da Associação de Moradores e Produtores do Maruanum, Maurimar Gomes, acompanhou o trabalho das máquinas. “Teremos uma variedade de maniva, pois o distrito possui 14 comunidades e hoje não temos roça de farinha, compramos de outros distritos. Antes éramos o segundo maior distrito produtor de farinha, perdíamos apenas para o Pacuí e atualmente não produzimos mais, devido à falta de incentivo”, relata.

Ainda segundo o agricultor Maurimar, esse incentivo trará mudanças para a vida de todos os produtores rurais. “O ano de 2018 será diferente para nossas vidas, pois não é um projeto ou uma promessa, é algo que já está sendo executado e daqui a um ano estaremos colhendo os frutos. Essa ajuda da prefeitura é muito bom, não só a parte da mecanização, mas também a produção de novas sementes e hastes de maniva”, relata.

Além do preparo do solo e do auxílio no plantio, o agricultor receberá orientação dos técnicos. Neste primeiro momento, a prefeitura irá preparar 75 áreas, indicadas pela Associação de Produtores.

Aline Brito

Assessora de Comunicação/Semdec