Alunos são orientados sobre saúde bucal

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza durante todo o ano trabalhos de orientação em higiene bucal para os alunos da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira, 8, a Coordenação de Saúde Bucal esteve na Escola Vera Lúcia Pinon, zona norte da capital. Cerca de 1.900 alunos participaram de avaliação, palestras, profilaxia e distribuição de kits odontológicos. A ação, que irá acontecer três vezes por semana, tem como objetivo levar tratamento odontológico para estudantes da rede pública de ensino, mostrando a importância de manter a saúde bucal desde cedo.

Hoje, além das ações preventivas, a Prefeitura de Macapá disponibiliza um odontomóvel, que realiza a atividade em escolas, onde atende a todos os alunos até o término do tratamento, que inclui procedimentos como extração, restauração, profilaxia, raspagem, aplicação de flúor e outros. “Ações como esta possibilitam trabalhar a saúde bucal desde a dentição mista, quando tem tanto dentes de leite quanto dentes permanentes, o que garante que essas crianças tenham menos risco de perda de dentição permanente no futuro”, ressalta o coordenador municipal de Saúde Bucal, Marcus Fava.

Durante as atividades, os estudantes são orientados sobre a forma correta de fazer a escovação diária e aprendem um pouco mais sobre a necessidade de manter uma boa escovação diária, o uso do fio dental, a frequência das escovações e os principais problemas causados pela ausência ou a forma errada de escovação, como a cárie.

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa