Equipe de zoonoses inicia vacinação na zona norte de Macapá

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu continuidade nesta quarta-feira, 19, a mais uma etapa de vacinação antirrábica casa a casa. Esta semana a atividade ocorre no loteamento Açaí, zona norte da capital. O objetivo é manter o controle da raiva transmitida por animais domésticos. A vacina é específica para cães e gatos a partir de dois meses de idade.

Essas ações serão concentradas nos bairros mais afastados de Macapá onde os índices de vacinação foram baixos em anos anteriores. Até o momento, a modalidade casa a casa já imunizou 6.912 animais. Destes, 3.046 pets só na zona norte. Paralelo à atividade na capital, também ocorre a vacinação dos animais da zona rural, onde até o momento já foram vacinados 544 cães e gatos no distrito do Maruanum.

 

Após essa etapa, a Coordenação de Zoonoses de Macapá realizará no dia 12 novembro a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, que este ano tem a meta de imunizar 46 mil animais na capital e distritos. Em 2015, da meta de 45.616, foram imunizados mais de 50 mil pets, ultrapassando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

 

A raiva

 

É uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e se multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central.  A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio por meio do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Nas áreas urbanas têm como principal agente transmissor o cão, seguido pelo gato. 

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers