Secretaria de Saúde dá início à Semana Macapá Saudável de Prevenção da Obesidade

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou na segunda-feira, 17, a Semana Macapá Saudável, uma programação voltada para alertar a população sobre os riscos do excesso de peso e da obesidade em todas as faixas etárias. Todas as atividades são desenvolvidas com o foco no estímulo da prática de atividade física e alimentação saudável. A abertura aconteceu na academia ao ar livre do Araxá, onde as usuárias participaram de aula de ginástica, zumba, avaliação e orientação nutricional. A programação acontece até o dia 21 de outubro em academias ao ar livre, UBS’s e escolas municipais de educação infantil.

Para quarta-feira, 19, duas ações estão programadas. A partir das 8h o Programa Saúde na Escola (PSE) realiza atividade para os alunos da Escola Municipal Luzia Costa da Silva, no distrito do Coração. Eles terão palestras, orientação e avaliação nutricional. A outra atividade inicia às 10h, no Restaurante Popular, voltada ao público masculino, onde serão ofertadas avaliações nutricionais e aferição de pressão arterial.

 

Atualmente, a obesidade é considerada um problema de saúde pública, 52,5% da população adulta está acima do peso e, dessa parcela, 17,9% está obesa. A pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada em 2015 pelo Ministério da Saúde, apontou fatores que podem acarretar no surgimento de doenças crônicas. O problema geralmente surge pela combinação de hábitos alimentares poucos saudáveis e um estilo de vida sedentário, embora a herança genética também seja um dos fatores causadores da obesidade. 

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers