Sistema da Chamada Escolar 2017 abre às 10h desta terça-feira

Escrito por Rita Torrinha Ligado . Publicado em Noticias

Site: www.escolapublica.ap.gov.br. Este é o endereço eletrônico que pais e responsáveis devem acessar, a partir desta terça-feira, 18, até o dia 18 de novembro de 2016 para efetivar a Chamada Escolar referente ao ano 2017. O sistema entra ao ar às 10h. A Chamada pode ser feita de qualquer ponto com acesso à internet, inclusive do celular, mas para quem não tem esse acesso, no município de Macapá, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) comunica que as escolas estão prontas para atender ao público.

 

Para preencher o formulário online é necessário ter em mãos os seguintes documentos: do estudante - Certidão de Nascimento, CPF e Carteira do SUS; do responsável - RG, CPF e Comprovante de Residência. Este ano é obrigatório o CPF do aluno. Aqueles que não tiverem, haverá uma opção no sistema que direcionará para página da Receita Federal, para que o pai faça a solicitação do documento. Veja algumas das principais dúvidas sobre o processo:

 

O que é a chamada Escolar?

 

É o censo da população escolar que pleiteia ingressar na rede pública. Com esses dados, prefeituras e governos têm um mapa do número de vagas para o ano subsequente, podendo assim se planejar para receber novos alunos, saber quantas salas de aulas a mais serão necessárias dispor, quantos estudantes estão deixando a rede e qual a procedência deles, a demanda por bairro, número de alunos com algum tipo de deficiência, entre outras informações importantes para o planejamento de matrículas.

 

Qual o período de inscrição e o endereço?

 

Será realizada no período de 18 de outubro a 18 de novembro de 2016, no endereço eletrônico www.escolapublica.ap.gov.br.

 

Quem deve fazer a Chamada Escolar?

 

Alunos que estão fora da sala de aula e passarão para as séries iniciais: 1º e 2º períodos da educação infantil; 1º ano do ensino fundamental; 6º ano do ensino fundamental; 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. A Chamada também se destina àqueles que necessitam mudar de escola (transferência), de qualquer série.

 

A Chamada Escolar é obrigatória?

 

Sim. A inscrição na Chamada Escolar é pré-requisito fundamental para as etapas de pré-matrícula no período letivo de 2017.

 

O sistema é seguro?

 

Sim, inclusive é acompanhado não só pelas secretarias de Educação de Macapá, Santana e do Estado, como também pelo Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Amapá e Conselhos Tutelares das zonas norte e sul, que possuem senha própria e acompanham todo o processo em tempo real.

 

A Chamada Escolar já garante vaga na escola que o pai ou responsável pleiteia?

 

Chamada não garante matrícula ou vaga na escola onde será efetuada a inscrição, garantindo, contudo, vaga no Sistema Municipal ou Estadual de ensino. Por isso, o sistema tratará as inscrições por bairro, para que as secretarias tenham um mapa por região.

 

Como ocorrem as inscrições para outros municípios e áreas rurais?

 

Por meio de preenchimento de Formulário Impresso: somente aos interessados em estudar nas escolas estaduais dos municípios de Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande, Mazagão, Tartarugalzinho, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Amapá, Ferreira Gomes, Cutias, Itaubal e Serra do Navio, bem como aos interessados em estudar nas escolas estaduais e municipais das zonas rurais dos municípios de Macapá e Santana. Formulário estará disponível nas escolas.

 

Rita Torrinha/Asscom Semed 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers