Profissionais de UBS’s participam de oficina sobre Guia Alimentar da População Brasileira

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem seguido cronograma para a divulgação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Guia Alimentar da População Brasileira. Na sexta-feira, 29, profissionais da Policlínica da Unifap participaram de oficina que abordou os principais objetivos do manual.

 

De acordo com a última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em Macapá, 52% da população está com sobrepeso e 18% em situação de obesidade. A pesquisa também aponta que somente 30% dos amapaenses fazem a ingestão regular de frutas e verduras. 

 

“O guia é um instrumento para a educação nutricional e alimentar para promover a saúde das famílias, por meio de informações que mostram a forma correta de fazer a alimentação, tendo como regra de ouro a preferência por alimentos in natura”, explicou a coordenadora do Programa de Nutrição, Olga Monteiro.

 

Com a realização das oficinas, profissionais das unidades de saúde passam a ter mais conhecimento sobre as combinações saudáveis para as principais refeições do dia.  “Não substituiremos o nutricionista, mas sim auxiliar dando orientações seguras aos pacientes e fazer os encaminhamentos devidos de acordo com o que analisarmos”, comentou a enfermeira Amanda Silva.

 

O guia também sugere alimentos e bebidas de fácil acesso, além de apresentar um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação, e é finalizado com a apresentação dos Dez passos para uma alimentação adequada e saudável. A população pode ter acesso ao guia por meio das orientações feitas pelos profissionais de saúde ou em mídia digital, no site do Ministério da Saúde.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers