Serviços de saúde e apresentações culturais marcam abertura do Outubro Rosa

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A Prefeitura de Macapá iniciou no domingo, 1° de outubro, na Praça Floriano Peixoto, mais uma edição da campanha Outubro Rosa. O evento estimula e sensibiliza a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e útero, preservando a integridade e a saúde da mulher.

 

Secretarias municipais e parceiros da iniciativa privada ofereceram diversos serviços às mulheres, como a requisição de mamografias, autoexame das mamas, avaliação nutricional e testes rápidos. “Esse é apenas o início de uma ampla programação que acontecerá durante todo o mês nas nossas UBS’s. É um período para que todas reflitam sobre a importância de cuidar da saúde e ficarem atenta às possíveis alterações no corpo”, explicou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

Para o atendimento às mulheres, uma mastologista fez orientações e encaminhamentos. “Geralmente o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, como a presença de nódulos fixo e na maioria dos casos indolor. Por isso, é preciso estar atenta às possíveis alterações, como a pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja e alterações no mamilo”, disse a mastologista Nathalia Monteiro.

  

A prática de atividades físicas também foi enfatizada durante a programação, já que estudos apontam que exercícios físicos aliados a uma alimentação equilibrada previnem o aparecimento do câncer. “É importante que a gente se cuide mais, se valorize como mulher. Já faço a mamografia há um tempo e sempre repito o exame, porque sei que a gente precisa prevenir”, comentou a dona de casa Nanci Ribeiro, de 63 anos.

 

A programação encerrou com a apresentação de várias artistas, que também deixaram mensagens de prevenção para o público. “É preciso que nós, mulheres, nos cuidemos todos os dias, mas que a gente aproveite esse mês que é dedicado para gente”, disse a cantora Silmara Lobato.

 

Além das atividades de saúde, vários pontos da capital, como a Floriano Peixoto, o prédio da prefeitura e mais quatro UBS’s, receberam iluminação em cor rosa, uma prática para que a campanha tenha uma expansão cada vez mais abrangente.

 

O Outubro Rosa

 

Enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; e informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers