Setembro Amarelo: Município chama atenção da população quanto às ideações suicidas

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A Prefeitura de Macapá promoveu a Blitz pela Vida, nesta terça-feira, 12. A intervenção aconteceu na Avenida FAB, esquina com a Rua Leopoldo Machado, com o objetivo de provocar a população quanto à ideia de que o suicídio é um problema de saúde pública e reforçar o papel de cada um na prevenção.

 

Setembro foi instituído como mês de mobilização e prevenção do suicídio, um mal silencioso que faz 32 vítimas por dia em todo o Brasil. Para o diretor do Centro de Apoio Psicossocial Infantil, Cássio Monteiro, fortalecer-se emocional e mentalmente é como o ser humano resiste às decepções e contratempos, comuns a todas as pessoas. “Viver não é uma tarefa simples, mas é fabuloso, e somos sistematicamente testados, colocados à prova com as frustrações do viver. Por isso, a resiliência é importante para construir uma habilidade social para a vida”.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio poderiam ter sido evitados se a pessoa tivesse contado com a ajuda de alguém. “É importante que a gente saiba como reconhecer quando uma pessoa precisa de ajuda”, comentou a estudante Mônica Rabelo.

 

O suicídio

 

A OMS estima que ocorram 12 mil suicídios por ano no Brasil. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências. Em geral, a vontade de acabar com a própria vida é provocada pela falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia. O que não se destaca é que, na maioria dos casos, o radical desejo é gerado por um quadro de transtorno mental tratável, como depressão, transtorno bipolar afetivo, esquizofrenia, quadros psicóticos graves e transtornos de personalidade, como o borderline.

 

Embora prevaleçam os casos em que preexiste um distúrbio mental, há situações em que o suicídio pode ser um impulso desencadeado por um infortúnio pontual, mas que, ainda assim, a pessoa já tem um processo de desorganização interior. (Fonte: Agência Saúde)

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers