Mostra itinerante debate diversidade sexual em Macapá

Escrito por Lilian Monteiro Ligado . Publicado em Noticias

A mostra itinerante do Festival For Rainbow de Cinema LGBT aconteceu pela primeira vez em Macapá. O evento, que ocorreu no fim de semana, no Largo dos Inocentes, é um dos espaços de debate sobre a diversidade no Brasil, por meio da exibição de filmes (curta e longa metragem).

 

Foram exibidas produções de diversos países na Mostra Competitiva Internacional, que são premiadas em 13 categorias pela excelência artística e técnica dos filmes. Um dos critérios de seleção para as mostras é o caráter afirmativo das obras, que fogem das abordagens estereotipadas de muitas produções convencionais.

 

“Essas mostras são fundamentais para que o público LGBT possa ser ver, se enxergar e discutir de forma franca mudanças para o cenário atual de onde vive. ‘Lutar’ contra o preconceito ainda é dolorido, mas não podemos largar essa ‘luta’”, frisou Pablo Amoras, do Departamento de Orientação e Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast).

 

Entre os curtas exibidos, o filme Entre Lugares: a invisibilidade do homem trans ganhou destaque. Ele retrata a história de dois homens trans, abordando o processo de reconhecimento deles. Além da temática do gênero, também aborda a pauta da orientação sexual. Essas questões são devidamente tratadas como independentes, uma vez que um dos transexuais entrevistados namora um travesti e o outro um homem.

 

A estudante do curso de Filosofia da Ueap, Amanda Gomes, aprovou o evento. “A sociedade precisa discutir, dar visibilidade mesmo. Não podemos ser coniventes com qualquer tipo de preconceito”.

 

Na edição deste ano, os organizadores promoveram uma pesquisa sobre Perfis e Representações Socioculturais da Juventude LGBT Brasileira entre o público presente na exposição. A pesquisa servirá para dar mais visibilidade aos múltiplos universos da cultura LGBT no país. A mostra itinerante é uma realização do Cenapop Cultura e EcoCidadania, em parceria com a Prefeitura de Macapá e Ministério da Cultura.

 

Lilian Monteiro

Assessora de comunicação/Semast

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers