Primeira edição do Luau na Samaúma é sucesso de público e crítica

Escrito por Júnior Nery Ligado . Publicado em Noticias

A primeira edição do Luau na Samaúma se consagrou como um dos mais atrativos eventos culturais já produzidos na capital amapaense. O evento é fruto de uma parceria firmada entre Ministério Público do Amapá (MP/AP) e Prefeitura de Macapá, realizado no início da noite de sexta-feira, 8, na Praça da Samaúma, onde também abriga a sede do MP/AP, no bairro Araxá – bem na esquina do rio Amazonas – e reuniu, em um só lugar, música, poesia, artes plásticas, gastronomia e centenas de famílias, maravilhadas com a iniciativa.

No céu, os fogos de artifício anunciavam a abertura oficial do evento. Na terra, a comunidade reunida, ora aqui outra ali pela praça, percorria por todo o local na tentativa de não perder nenhum dos atrativos oferecidos pela programação. Um momento perfeito para relaxar e contemplar o espaço, bem ao pé da imponente samaúma, plantada há tempos e que emprestou o nome da espécie arbórea para batizar o logradouro.

“Que bom que aproveitaram este espaço lindo. Essa árvore é de uma imponência impressionante. Muito bacana a iniciativa”, comentou a oficial de Justiça Dalila Ferraro. A técnica judiciária Rúbia Balieiro chegou a poetizar o momento. “É um conto de luz e um suspiro no meio do equador”. Ela destacou que a segurança garantida no local pela Guarda Civil de Macapá e Polícia Militar foi motivo principal que contribuiu para que se sentisse relaxada ali, além da boa música e poesia.

“Sinto-me muito feliz, por dar uma utilidade cultural fantástica a essa praça. Olhávamos daqui do prédio do Ministério Público o por do sol, mas faltava algo a mais que pudéssemos aproveitar melhor esse espaço. Daí nasce a concepção do Luau, um local que possa reunir as famílias, curtir a lua cheia, com segurança. Sinto-me gratificado por isso”, explicou o procurador-geral de Justiça do Amapá, Márcio Augusto Alves.

O projeto acontecerá uma vez por mês, até dezembro, na semana de lua cheia, com programação diversificada e contemplando diferentes linguagens culturais. As apresentações musicais irão contemplar quase todos os gostos, passando pela MPB, MPA e até a Música Clássica e Instrumental.

A intenção do Luau na Samaúma se insere em um propósito maior, segundo o prefeito de Macapá, Clécio Luís. A iniciativa aderiu ao projeto Macapá eu cuido de você, idealizado pelo Município, visando a adoção de espaços públicos e a prestação voluntária de serviços de toda ordem, com a garantia de limpeza, segurança e a promoção de atividades à sociedade.

“Esta é uma bela parceria com o Ministério Público do Estado, porque estamos em um processo de ocupação e reocupação dos espaços públicos, pelo projeto Macapá eu cuido de você, que é uma forma de evitar a depredação e o ócio de logradouros públicos. E aqui é um lugar privilegiado, que integra com o complexo do Araxá. Estamos assinando um Termo de Compromisso com o Ministério Público de adesão desse nosso projeto, que é coordenado pelo Macapatur [Instituto Municipal de Turismo]”, explicou Clécio.

Júnior Nery

Assessor de comunicação/PMM