Dia da Independência: desfile das escolas municipais de Macapá resgata a história do povo e dos bairros

Escrito por Júnior Nery Ligado . Publicado em Noticias

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Avenida FAB voltou a ser palco das comemorações do Dia da Independência. No fim da tarde de quinta-feira, 7, mais de dois mil alunos de 70 escolas da rede municipal de ensino, da capital e dos distritos, desfilaram e encantaram o público e as autoridades que prestigiaram o evento.

 

Para o prefeito Clécio Luís, a volta do desfile cívico na Avenida FAB visa, além de valorizar a tradição, despertar nos jovens um sentimento patriótico e resgatar a história da cidade. “É um momento muito emocionante para nós vermos setenta escolas, dos quatro cantos de Macapá, desfilarem aqui no Dia da Independência. A intenção do tema deste ano é plantarmos na mentalidade dos alunos a semente da memória de nossa história, cultura e tradições”.

 

O tema abordado foi Macapá: marcas do povo e bairros daqui. Cada um dos 15 pelotões trazia um pouco da história de personalidades ilustres da capital, como tia Biló, mestre Pavão e Mãe Luzia, e dos bairros de Macapá. Ícones arquitetônicos referenciavam cada uma das homenagens prestadas, como à Feira do Produtor e à igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, além de times de futebol, como o Ypiranga, no Trem.

 

Os pelotões evidenciavam também os projetos educacionais desenvolvidos hoje pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a exemplo do que é feito em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, de conscientização e paz no trânsito; de tecnologia e reciclagem, e de projetos sociais, como o Anjos da Guarda, desenvolvido com crianças que moram no Residencial São José. Várias escolas também objetivaram sensibilizar o público que assistiu às apresentações, com assuntos sobre responsabilidade social e respeito à diversidade, tanto religiosa quanto sexual, e ao meio ambiente.

 

De acordo com o secretário de Educação, Moisés Rivaldo, o tema foi uma escolha importante, pensada para contribuir na formação das crianças, que tiveram de pesquisar a história do município para contarem na avenida. “Presenciá-las cumprindo esse papel com dedicação e empenho nos dá orgulho. Alunos e seus familiares, professores e funcionários estão de parabéns pelo sucesso do desfile que resgata, sobretudo, o civismo e o amor à pátria”.

  

A estudante Janaína Gomes, 10 anos, aluna da Escola Maria Luíza Belo da Silva, traduziu o desfile do Dia da Independência em uma palavra simples: felicidade. “Estava muito ansiosa e nervosa para que esse desfile acontecesse. Não aguentava mais desfilar ao redor do quarteirão de minha escola. Hoje, estou me sentindo feliz demais. Foi lindo”. A instituição de ensino que ela estuda prestou homenagem a diversos profissionais. “Representei os fisioterapeutas”, revelou a estudante.

 

Também prestigiaram o desfile os secretários municipais Jesus Vidal (Finanças), Jorge Pires (Governo) e Paulo Mendes (Planejamento); a coordenadora-geral de Habitação do Município, Mônica Dias; a vice-prefeita Telma Nery; o comandante-geral da Guarda Civil de Macapá, Ubiranildo Macêdo; e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Clebson Sampaio.

 

Júnior Nery

Assessor de comunicação/PMM

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers