Atividades de combate à malária acontecem nas comunidades do rio Pedreira e costa do Amazonas

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A partir desta sexta-feira, 8, equipes de controle e combate à malária da Prefeitura de Macapá iniciam mais um ciclo de atividades de borrifação intradomiciliar, detecção ativa, testes rápidos, tratamento e educação em saúde. Desta vez, nas comunidades ribeirinhas em torno do rio Pedreira e Costa do Amazonas.

 

Trinta localidades, como Pirativa, Carapanatuba, Porto do Abacate, Veríssimo e Lontra da Pedreira, receberão a visita dos agentes de endemias, que terão dez dias para executar o trabalho na região. “As atividades de borrifação intradomiciliar nas áreas são feitas em três ciclos anuais, a cada quatro meses. Graças ao cumprimento desse cronograma, já conseguimos reduções significativas de casos confirmados da doença”, explica o coordenador do Programa Municipal de Combate à Malária, Jailson Ferreira.

 

A atividade faz parte do calendário de ações para o combate e controle da doença em áreas endêmicas. As ações contínuas de prevenção possibilitam ao Município, até o momento, uma redução de 18% de casos confirmados no primeiro semestre deste ano.

 

Em Macapá, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) faz a notificação, diagnóstico e tratamento em 13 UBS’s, e mantém seis postos para notificação e exame distribuídos nos distritos do Pacuí, Maruanum, Santo Antônio, Torrão do Matapi, Lontra da Pedreira e Tessalônica, além de quatro postos volantes e outro no terminal rodoviário.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers