Programação cívica: cidadania é tema de desfile do distrito de Fazendinha

Escrito por Pérola Pedrosa Ligado . Publicado em Noticias

 

As comemorações alusivas ao Dia da Pátria começaram na terça-feira, 5, no distrito de Fazendinha, com a temática A Escola é o melhor espaço para se construir cidadania. Pelo quinto ano consecutivo, o prefeito Clécio Luís prestigiou o evento, que ocorreu na Rua do Matadouro. Este ano, contou com a participação das vereadoras Patriciana Guimarães, Maraína Martins e do secretário municipal de Educação, Moisés Rivaldo.

 

O projeto foi idealizado pela Escola Municipal Caetano Dias Tomaz, que busca incentivar o valor patriótico entre os alunos e proporcionar uma integração entre as escolas da localidade e do entorno de Fazendinha. “Esse momento cívico, criado pelos professores e pela comunidade, já virou uma tradição. É de atitudes como essa que nossa cidade precisa para se fortalecer e melhorar. Estou muito agradecido e orgulhoso dessas crianças, jovens, adultos, dos educadores e da população, que estão aqui demonstrando respeito à nossa pátria”, relatou Clécio.

 

O desfile contou com mais de mil alunos e ocorreu no fim da tarde, iniciando com a apresentação da banda da Guarda Municipal e dos projetos sociais Anjos da Guarda, da Prefeitura de Macapá, e Bombeiros Mirins, do Governo do Estado; seguido pelas escolas municipais Caetano Tomaz e Janice Palmerim, projeto da Paróquia Santa Terezinha, Igreja Adventista do 7º Dia, Projeto Academia do Pezão, Escola Municipal Cacilda Vasconcelos, escolas estaduais Ivanhoé Gonçalves Martins, Maria Angélica Pereira Góes e José Patrocínio.

 

Para o secretário Moisés Rivaldo, trabalhar a temática cidadania é muito importante para a formação das crianças, principalmente desenvolvendo no desfile em comemoração à Pátria. “Presenciar apresentações como a de hoje é de dar orgulho, pois vemos o empenho e dedicação das escolas e dos funcionários, e de nossas crianças e seus familiares”.

 

Para o pequeno Emanuel Joaquim, do primeiro período da Escola Caetano Tomaz, foi emocionante e despertou o desejo de querer desfilar mais. “Ele gostou muito, foi a primeira vez desfilando aqui”, disse a mãe, Elcinete Dias. De acordo com a professora Maria de Jesus, da Escola Janice Palmerim, que abordou sobre a problemática das áreas de ressacas, o desfile amplia o conhecimento de cidadania nos alunos, de uma forma rica, e valoriza o trabalho desenvolvido nas escolas. “Buscamos despertar esse conhecimento deles. Trabalhamos as questões e estamos tendo a oportunidade de mostrar para toda a comunidade”.

 

A programação cívica continua nesta quinta-feira, 7, na Avenida FAB, com a participação das escolas e projetos municipais.

 

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação/Semed

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers