11ª plenária do Congresso do Povo reúne comunidades do distrito de Carapanatuba

Ligado . Publicado em Noticias

Comunidades do distrito de Carapanatuba reuniram-se no Centro Comunitário de Ipixuna Miranda, na 11ª Plenária do Congresso do Povo, no fim de semana. Estiveram presentes moradores e lideranças comunitárias das localidades Vila do Carapanatuba, Igarapé Amazonas, Pescada, Croa da Pedreira, Rio Bacaba, São Raimundo do Paraíso, Pracuúba, Aquariquara, Igarapé Fugido, Manoel José, Foz da Pedreira e Ipixuna Miranda.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, visitou os moradores da localidade antes da plenária, acompanhado da vice-prefeita Telma Nery, dos vereadores Caetano Bentes, Maraína Martins e Patriciana Guimarães, do deputado estadual Paulo Lemos e do secretariado. Após a plenária, Clécio reuniu com os profissionais de saúde da região para tratar sobre a ampliação dos serviços no distrito.

“Hoje, viemos aqui para fazer duas coisas, reimplantar o Congresso do Povo e, com isso, ter uma forma permanente de diálogo e, posteriormente, construir o PPA, por meio da escuta popular. Gostei muito do que ouvi. Mesmo sentidas, as pessoas fizeram falas verdadeiras e com muito respeito. Esse trabalho não termina agora, teremos outros encontros e que serão importantes para darmos encaminhamentos no que pode ser feito de imediato, em médio e longo prazo, até o fim do nosso mandato”, explicou Clécio.

Foram eleitos mais cinco conselheiros, que agora somam o número de 128. Eles irão atuar permanentemente monitorando e colaborando em todo o processo de planejamento de programas e ações da prefeitura. “Agradeço a todas as comunidades que compareceram, pois há quatro anos estivemos aqui e hoje estamos mais uma vez, pois o prefeito foi o primeiro a ter a coragem de voltar à comunidade, depois do período político, e ouvir as nossas necessidades”, relatou a representante da comunidade Rio Bacaba, a autônoma Graciete Neves.

O planejamento, formulação e execução do PPA deverão acontecer nos próximos quatro anos, para conceber e implementar políticas públicas dentro dos cenários físicos e orçamentários da atual gestão. Pelo Congresso do Povo, a população torna-se também tomadora de decisões por meio de um envolvimento participativo como prática comum.

Cliver Campos

Assessor de comunicação/PMM