Prefeitura e Ministério Público do Trabalho entregarão 1.500 livros para alunos da rede municipal

Escrito por Rita Torrinha Ligado . Publicado em Noticias

Uma parceria entre Prefeitura de Macapá e Ministério Público do Trabalho (MPT) resultará na doação de 1.500 exemplares do livro Eu produzo menos lixo, para alunos do 4º ano de 13 escolas municipais. O projeto vem somar com as demais iniciativas de incentivo à leitura, desenvolvidas nas escolas.

O objetivo é que cada criança leve o seu exemplar para compartilhar com colegas, outras pessoas do seu convívio e se torne cuidadora do meio em que vive. A entrega será nesta segunda-feira, 14, às 8h30, no auditório do Sesi.

A parceria surgiu por meio da articulação da contadora de histórias Angela de Carvalho, a Angelita, que intermediou a publicação de uma edição especial do livro, na Cortez Editora, direcionada à educação municipal de Macapá. A Secretaria de Educação apresentou o projeto ao MPT, que providenciou a impressão e fez a doação à prefeitura.

A escolha do livro, de autoria de Cristina Santos e ilustração de Freekje Veld, não foi aleatória. “Está fundamentada em um trabalho de construção de uma geração cuidadora, indo ao encontro do programa Macapá mais bonita, sem dengue e sem zica, implementado nas escolas municipais em 2015 e que, pelas ações positivas de conscientização e envolvimento da comunidade escolar, ganhou projeção nacional, sendo reconhecido pelo Unicef”, explica o secretário de Educação, Moisés Rivaldo.

“O livro aborda a importância do cuidado que precisamos ter com os resíduos sólidos produzidos pela população em geral. A concepção do projeto vem do entendimento de que a descoberta e o incentivo à leitura, como experimentação de lazer e encantamento, promovem o encontro de pessoas, por meio do contato auditivo, tátil e visual com o livro e suas ilustrações”, completa Ângela de Carvalho.

As 13 escolas são: Elita Nunes, Eunice Picanço, José Leoves, Maria José Ferreira, Gerson Trindade, Marinete Mira, Neusona, Eliana Flexa, Lúcia Neves deniur, Wilson Malcher, Antônio Barbosa, Fortaleza e Goiás. Todas receberão uma oficina para construir um plano de trabalho, direcionado para que o aluno indague sobre sua realidade.

A solenidade de entrega contará com a presença do prefeito Clécio Luís, da representante do MPT, procuradora Ana Lúcia Stumpf Gonzales, do secretário Moisés Rivaldo, Angelita, alunos, gestores e professores das escolas, e outras autoridades. Além da participação cultural do coral da Escola Goiás, com os Defensores Ambientais Mirins, e da Graham Cia. de Dança, que apresentará trecho do espetáculo Divertssement (resgata brincadeiras dos anos 70, 80 e 90, cujos brinquedos eram feitos a partir de sucatas).

Rita Torrinha

Assessora de comunicação/Semed