Documentário amapaense terá exibição gratuita no CEU das Artes

Escrito por Rita Torrinha Ligado . Publicado em Noticias

Nesta sexta-feira, 11, será realizada, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), a exibição gratuita do documentário O passado presente - produção amapaense, com direção da artista Mapige. A sessão inicia às 19h, no teatro do Centro.

 

O curta retrata a história de uma senhora e de um senhor. A senhora coleciona moedas e acredita no imaginário popular da Amazônia. O senhor utiliza a sabedoria e a fé para curar as dores corpóreas das pessoas, por meio do ato de puxar (massagens com azeite/óleo de andiroba). Valoriza o conhecimento popular e a vida em torno da escola e das casas dos estudantes que participaram do Projeto Inventar com a Diferença.

 

A proposta tem como objetivo, segundo a autora do filme, Mapige, “proporcionar ao público um momento de acesso ao cinema gratuito e autoral do Amapá, interligando a sociedade com uma narrativa que representa os saberes e práticas populares na região por meio da linguagem cinematográfica”.

 

Mapige é artista, professora, performer, “cabocla das ribeiras amazônicas” (como se define), atua nas áreas de artes visuais, audiovisual e artesanato. É mestranda em Artes, pela Universidade Federal do Pará; licenciada em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Amapá; especialista em Artes Visuais Cultura & Criação, em Metodologia do Ensino de Arte e em Educação Profissional. No audiovisual tem também extenso currículo e experiência, tendo seu nome em créditos de sete produções, na direção, produção, gestão, roteiro ou performer. Além de diversos cursos e outras qualificações na área.

 

Serviço

Data: 11/08 (sexta-feira)

Local: CEU das Artes

Endereço: Avenida Carlos Lins Cortês, s/n – bairro Infraero II

Classificação: livre

 

Rita Torrinha

Assessora de comunicação/Fumcult

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers