Garantia de acesso aos serviços de vigilância em saúde será discutida em conferência

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A prefeitura e o Conselho Municipal de Saúde promoverão a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde de Macapá, nesta quinta-feira, 10, no auditório da faculdade Fama. Os participantes dos segmentos de usuários, trabalhadores e gestores formularão proposições para a garantia do acesso universal aos serviços de vigilância em saúde na capital.

No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. A partir daí, ela se distribui entre epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador. A conferência também elencará ações para intervenções que reduzam riscos e promovam a saúde nos territórios, articulando-se às Redes de Atenção à Saúde.

Com o tema Vigilância em saúde: direito, conquista e defesa de um SUS de qualidade, os presentes irão participar de palestras de sensibilização para facilitar o trabalho dos grupos na elaboração de propostas. “As conferências representam oportunidade para o engajamento coletivo em busca de promover mudança no que deve ser mudado e implantar o que não existe”, diz a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

Uma boa vigilância reduz chances de erros que possam comprometer a saúde integral do indivíduo, por isso a importância do levantamento de propostas para garantia de verbas e, posterior, concretização de planejamentos eficazes.

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa