Área de ressaca: prefeitura recupera pontes construídas há mais de 20 anos

Ligado . Publicado em Noticias

Moradora de uma área de ressaca no bairro Muca, na zona sul de Macapá, a dona de casa Raimunda Sauviana Martins é uma das primeiras residentes do local. Nesse período, viu a chegada de novos moradores e o número de casas aumentarem, porém, faz 20 anos que não via uma reforma na ponte de madeira que serve de rua no local.

 

“Era comum crianças e até adultos caírem aí nessa água. Cada morador arrumava um pedaço de madeira e tentava emendar a ponte, mas já estava muito difícil andar nela. Agora melhorou demais, está ótimo!”, relatou Raimunda Martins ao receber no sábado, 29, a visita do prefeito de Macapá, Clécio Luís e dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

   

Clécio foi apresentar aos senadores as obras feitas pela prefeitura na recuperação de pontes das áreas de ressaca de Macapá, resultado de uma emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, no valor total de R$ 1.150.587,08, destinada à construção de 12 quilômetros de pontes em diversas áreas de ressaca.

 

Para o prefeito, o ideal seria retirar as pessoas dessas áreas, porém, isso não é mais possível. “Aterrar traria outro problema, que são os alagamentos já vistos em alguns pontos da cidade durante o período de chuvas. A recuperação das pontes leva melhor condição de moradia às áreas de ressaca”. Segundo ele, a obra só vem sendo feita graças ao apoio de parlamentares da bancada federal.

 

“É gratificante ver o resultado do trabalho em Brasília traduzido em obras, beneficiando principalmente a população mais carente do estado”, afirmou Davi Alcolumbre. O senador lembrou que, além das emendas, conseguiu a liberação de madeira das obras da Hidrelétrica de Jiral para a recuperação de pontes nas ressacas de Macapá.

 

O senador Randolfe Rodrigues citou o descaso do poder público como causa da ocupação desordenada dessas áreas, gerando um sério problema ambiental e social. “Porém, hoje o dever do poder público é levar serviços e condições dignas de moradia à população das ressacas, evitando assim o aterro dessas áreas”.

  

Além do Muca, prefeito e senadores visitaram outra área de ponte localizada no bairro Jardim Marco Zero, também na zona sul, onde o Município construiu 150 metros de passarela com recursos da mesma emenda parlamentar. José Eduardo dos Santos contou que reside quatorze anos no local e, desde 2006, as pontes não eram recuperadas. Ele fez questão de agradecer pela obra, relatando as dificuldades enfrentadas pela população até recentemente, principalmente por crianças e cadeirantes, porém, pediu apoio em relação à segurança pública, cuja competência é do Estado e não do Município.

 

Durante as duas visitas, Clécio destacou a importância da emenda dos dois senadores, mas também fez questão de lembrar de outras obras, também de recuperação de pontes, feitas com emendas de outros parlamentares, entre eles Cabuçu Borges e André Abdon.

 

Domiciano Gomes

Assessor de comunicação/PMM

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers