Município promove ação de saúde em feira da capital

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu mais uma ação na Feira do Pescado, no bairro Perpétuo Socorro, na sexta-feira, 21. Desta vez, voltada à população em situação de rua. A atividade foi organizada pelas equipes do Consultório na Rua e da UBS Perpétuo Socorro, com o intuito de fortalecer a rede de apoio e formar vínculos com os usuários. Foram ofertados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação em saúde bucal, distribuição de preservativos e kits de higiene pessoal e bucal.

 

Segundo a coordenadora de uma das equipes do Consultório na Rua, Laura Soares, o grupo tem estabelecido um cronograma de atividades em todas as feiras da capital. “Próximo às feiras, encontramos muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. Com a atividade, conseguimos identificar e prevenir doenças, bem como darmos encaminhamentos necessários para cada paciente”.

 

Moisés Costa é morador de rua há dois anos e, desde que abandonou a casa dos pais, vive na Feira do Pescado, onde repara carros. “Nós, que somos moradores de rua, não somos bem vistos pela sociedade. Temos dificuldade para ir buscar atendimento médico até por vergonha. Quando a equipe vem até a gente, fica mais fácil. Elas [enfermeiras] nos enxergam como pessoas e com os direitos que temos. O que fazem por nós não tem preço”.

 

A atividade também contou com a colaboração de acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Madre Tereza e doações de roupas e lanche aos usuários atendidos.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers