Prefeitura e agricultores de Santo Antônio da Pedreira planejam atividades para preparação do solo

Escrito por Pérola Pedrosa Ligado . Publicado em Noticias

A equipe do Departamento de Agricultura e administrativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) esteve nesta quarta-feira, 4, na comunidade de Santo Antônio da Pedreira, distante 45 km da capital, onde reuniu-se com os agricultores familiares e o agente distrital Jonas dos Santos. No encontro, foi tratado sobre o retorno do maquinário para o preparo do solo das áreas que fazem parte do projeto Mecanização Agrícola, da Prefeitura de Macapá.

 

“Conversamos com os produtores e apresentamos os projetos para este ano, envolvendo o setor agrícola, ouvindo suas necessidades e fazendo um diagnóstico dos problemas, buscando dar apoio com o que podemos fazer”, ressaltou o titular da Semdec, Lucas Abrahão. A comunidade será atendida pelo Mecanização Agrícola após o verão (impróprio para o plantio) e antes das primeiras chuvas do inverno, ainda este ano.

 

No encontro, foi proposto também fazer a Feira Verde com os agricultores da região. Devido à produção atual está comprometida, ficou acertado que nos próximos meses eles participarão. Também serão incluídos os produtores que queiram participar do projeto de piscicultura do Município.

 

Outra preocupação exposta pelos agricultores foi em relação à assistência técnica nos assentamentos. Em todo o município de Macapá, são 14 assentamentos de responsabilidade federal e a prefeitura não tem jurisdição sobre essas comunidades. Mas, em negociação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Semdec espera uma futura parceria para poder ajudar na parte técnica.

 

Para a agricultora Gilza da Silva, que trabalha há 8 anos no assentamento, é importante os poderes olharem e incentivarem o setor agrícola, pois cabe aos pequenos agricultores a produção local. “Tudo o que ganhamos na venda dos produtos, gastamos aqui. Geramos economia para nosso município e nosso estado”. A região da Pedreira é um dos grandes polos de produção agrícola de Macapá. Tem hortaliça, fruta e mandioca como principais produtos. A soja já está ganhando espaço em algumas plantações.

 

O projeto Mecanização Agrícola já atendeu no ano passado outras áreas de grande produção, como o Curiaú, com 6 hectares e 7 famílias beneficiadas; Vila das Acácias, no distrito do Coração, com 41 hectares e 41 famílias atendidas; na comunidade de Casa Grande, foram 11 famílias e 10 hectares; em Tracajatuba foram preparadas 29 hectares, favorecendo 26 famílias; e no distrito do Maruanum, com 80 hectares para plantio, com 70 famílias beneficiadas.

 

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação/Semdec

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers