Semdec finaliza preparo de solo para plantio na comunidade de Tracajatuba

Escrito por Asscom Semdec Ligado . Publicado em Noticias

Nesta segunda-feira, 19, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) finalizará a preparação de áreas de plantio na comunidade agrícola de Tracajatuba, aproximadamente 128 km da capital, no distrito do Pacuí. Este trabalho faz parte do projeto Mecanização Agrícola de Macapá, que envolve outras áreas de comunidades que são as maiores produtoras agrícolas no município, como Curiaú, com 6 hectares; São Joaquim do Pacuí, com 46; distrito do Coração, com 6; e comunidade de Casa Grande, com 10, onde já foi feito o trabalho de março a junho deste ano.

Em Tracajatuba está sendo preparada desde agosto uma área de 29 hectares. A próxima que receberá a patrulha mecanizada é a comunidade vizinha, também do distrito do Pacuí, Salamito, com 32 áreas para plantio. O trabalho vem sendo feito pela equipe da Semdec, que possui técnicos e especialistas em cultivo. 

“O preparo tem que ser feito para que o plantio comece no período de chuva. É normalmente feito no início da estação chuvosa, pois a umidade e a temperatura são importantes para a brotação e enraizamento. Em média, uma colheita de uma área trabalhada produz de 110 a 120 sacas de 50 kg de farinha, que corresponde a 6 toneladas. Sendo assim, as 29 hectares de Tracajatuba renderá 174 toneladas”, explica o diretor do Departamento de Desenvolvimento do Setor Agropecuário da Semdec, Francinaldo Fortunato. 

De acordo com o diretor, outros produtos também são cultivados, como frutos e hortaliças. Mas o consumo é mais para a comunidade. “O principal produto cultivado pelos agricultores no município de Macapá é a mandioca. E a farinha é o alimento mais comercializado nas feiras da cidade”, informa Francinaldo Fortunato.

Asscom Semdec

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers