Município trabalha para implementar teste do olhinho em mais cinco UBS’s

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A Prefeitura de Macapá promoveu na terça-feira, 13, capacitação para a implementação do teste do olhinho, conhecido também como teste do reflexo vermelho, em mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Médicos que atuam em pediatria, nas urgências e emergências e equipes de Saúde da Família participaram da qualificação. Os profissionais foram orientados a reconhecer complicações como glaucoma, catarata e descolamento de retina, além do momento em que a criança precisa ser encaminhada para o oftalmologista.

 

O teste deve ser feito nos primeiros 30 dias de vida do bebê e é um importante mecanismo na prevenção de doenças oculares. “Esse exame deve ser feito até os 30 dias de nascimento, mas é preferível que seja realizado antes da alta médica. O tratamento precoce de algumas doenças pode permitir o desenvolvimento normal da visão da criança”, explicou o oftalmologista Hilkias Adachi.

 

Hoje, o Município faz a triagem e o exame somente na UBS Marabaixo. A partir das capacitações, o teste será estendido. “Abrimos as capacitações para todos os médicos que queiram aprender a fazer o exame. O procedimento é rápido, dura menos de um minuto e garante a saúde ocular das crianças. A partir das capacitações, o teste passará a ser feito em mais UBS’s, de acordo com a organização das agendas”, informou a coordenadora de Saúde da Criança, Raphaela Chaves.

 

O teste do olhinho é essencial para a avaliação da visão do bebê. É um procedimento rápido, onde o médico usa um instrumento oftalmológico diante dos olhos da criança e emite uma luz (se o reflexo nos olhos ficar vermelho significa que está tudo bem com a visão dela). Caso exista alguma alteração, o bebê é encaminhado para avaliação com o oftalmologista.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa 

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers